________
- PUBLICIDADE GOOGLE-

o que é preciso fazer para se manter no programa

O Governo Federal está seguindo nesta semana com os pagamentos de mais uma rodada do programa Bolsa Família. Em março, dados do Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome apontam que mais de 21 milhões de pessoas estão dentro do projeto social. Contudo, estes usuários precisam cumprir regras caso queiram seguir recebendo o benefício.

A partir de agora, o Governo Federal vai aumentar o grau de investigação em torno das contas de usuários que fazem parte do programa social. Neste sentido, o Ministério lançou uma lista com os pontos que precisam ser seguidos pelas pessoas que não querem correr o risco de perder a ajuda em dinheiro todos os meses. Veja abaixo.

Continua após o anúncio

Foco no Cadúnico

O ponto mais importante para os usuários é o Cadúnico. De acordo com o Governo Federal, os cidadãos que fazem parte do Bolsa Família precisam manter as informações do cadastro sempre ativas e atualizadas. Uma simples desatualização pode levar o indivíduo a perder o benefício por inconsistência de dados.

A atualização pode ser feita presencialmente em local indicado pela prefeitura de cada cidade. O cidadão precisa atualizar o Cadúnico sempre uma vez a cada dois anos. Depois deste prazo, o cadastro passa a ser considerado inativo e o indivíduo pode perder não apenas o Bolsa Família, mas também uma série de outros benefícios sociais.

Continua após o anuncio

Também é preciso atualizar o sistema sempre que houver uma mudança estrutural na família. Uma morte, um nascimento, uma mudança de endereço e até mesmo a troca de escola das crianças são apenas alguns exemplos de casos que podem acontecer com qualquer família e que exige atualização.

Bolsa Família: o que é preciso fazer para se manter no programa

Continua após o anúncio

Bolsa Família retorna com uma série de condicionantes. Imagem: Lula Marques/ Agência Brasil

Note que as atualizações precisam acontecer sempre a partir de informações verdadeiras. Além do Cadúnico, o Governo Federal poderá contar com uma série de outros bancos de dados. Deste modo, mesmo que o usuário falte com a verdade neste cadastro, o Ministério poderá descobrir o erro investigando outras fontes de informação.

Outras condições

Manter o Cadúnico atualizado é importante, mas não é a única exigência para que o cidadão permaneça recebendo o dinheiro do Bolsa Família. Abaixo, você pode conferir uma lista com outras condicionantes importantes para os cidadãos que não querem sair do programa social.

  • Realização do acompanhamento pré-natal;
  • Acompanhamento do calendário nacional de vacinação;
  • Realização do acompanhamento do estado nutricional das
    crianças menores de 7 anos;
  • Para as crianças de 4 a 5 anos, frequência escolar mínima de 60%, e 75% para os beneficiários de 6 anos a 18  anos incompletos que não tenham concluído a educação básica.

Bolsa Família segue

Nesta quarta-feira (22), o Governo Federal está seguindo com os pagamentos do programa Bolsa Família. Hoje, por exemplo, é a vez dos usuários que possuem o Número de Identificação Social (NIS) final 3. Veja no calendário completo abaixo:

  • Usuários com NIS final 1: 20 de março (segunda-feira);
  • Usuários com NIS final 2: 21 de março (terça-feira);
  • Usuários com NIS final 3: 22 de março (quarta-feira);
  • Usuários com NIS final 4: 23 de março (quinta-feira);
  • Usuários com NIS final 5: 24 de março (sexta-feira);
  • Usuários com NIS final 6: 27 de março (segunda-feira);
  • Usuários com NIS final 7: 28 de março (terça-feira);
  • Usuários com NIS final 8: 29 de março (quarta-feira);
  • Usuários com NIS final 9: 30 de março (quinta-feira);
  • Usuários com NIS final 0: 31 de março (sexta-feira).

 

Gostou do texto? Deixe seu comentário no final da página.

 

Veja o que é sucesso na Internet:

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Maurício Freitas
Maurício Freitas
Maurício Freitas é Jornalista, Ator, Dublador, Locutor, Voice-Over, Voice Artist. há mais de 20, com trabalhos realizados em diversos segmentos, para emissoras de Rádio e Televisão, Internet, Narração, Dublagens e Voice-Over .

Veja Mais