Princípios Editoriais

O SC Hoje News é um veículo jornalístico profissional, independente e não partidário.

O compromisso do SC Hoje News é fornecer um serviço de informação e análise de maneira honesta, com a mais alta qualidade e integridade.

O SC Hoje News segue as normas e técnicas do jornalismo profissional: faz a curadoria dos fatos apurados, investiga o que é necessário, hierarquiza as notícias, dá acesso a documentos na íntegra e publica o que é essencial para o interesse público e vital para o aperfeiçoamento das instituições, da democracia e da liberdade de expressão.

O jornalismo do SC Hoje News busca sempre a neutralidade na apuração dos fatos. A meta diária é perscrutar o que se passa na sociedade em sentido amplo.

O escopo da cobertura jornalística do SC Hoje News inclui as principais esferas da República, a iniciativa privada, agremiações partidárias, lobby, ativistas políticos, agências reguladoras e todas as personagens e instituições cujas atividades estiverem imbricadas com o interesse público.

Os valores inarredáveis do SC Hoje News incluem:

1) buscar a precisão e a imparcialidade na descrição dos fatos;

2) não se intimidar diante dos interesses escrutinados nas notícias;

3) cobrar responsabilidade e transparência, com firmeza, dos poderes instituídos nas esferas pública e privada;

4) manter distanciamento crítico de fontes de informação;

5) ser pluralista e apartidário, estimulando o debate sobre temas de relevância para sociedade;

6) obrigar-se a contemplar todos os lados possíveis e disponíveis de uma história;

7) reconhecer e corrigir seus erros.

De maneira sucinta: o SC Hoje News se guia pelo interesse público e pela relevância jornalística dos fatos.

O sucesso e a boa governança do SC Hoje News dependem da harmonia entre independência editorial e independência financeira. Sem sucesso comercial não existe êxito jornalístico profissional de qualidade.

O SC Hoje News tem o compromisso de produzir jornalismo profissional. Busca de forma incessante o pluralismo e a imparcialidade, em respeito aos seus leitores, ao público em geral, aos anunciantes, fornecedores e parceiros.

Sem jornalismo profissional de qualidade, a democracia não sobrevive. Sem democracia madura e sólida não há como prosperar o bom jornalismo.

O SC Hoje News quer contribuir para a solidez das instituições democráticas cumprindo a missão aqui descrita.

Leia o código de conduta dos profissionais do SC Hoje News.

TIPOS DE CONTEÚDO

Para cumprir sua missão com clareza e respeito aos leitores, o SC Hoje News classifica seu conteúdo nas seguintes categorias, visualmente identificadas em todas as publicações:

  • notícias: publicações originais produzidas pela equipe do SC Hoje News e parceiros com relatos sobre os fatos relevantes mais recentes do poder e da política;
  • análise: textos redigidos por jornalistas experientes do SC Hoje News com interpretações aprofundadas sobre os fatos recentes. Sua intenção não é exprimir uma opinião, mas de oferecer ao leitor um entendimento mais sofisticado da conjuntura;
  • opinião: textos escritos por convidados com amplo domínio sobre o assunto tratado. Expressam a opinião de seus autores, não do SC Hoje News, e cumprem com a missão do jornal digital de buscar o pluralismo e qualificar o debate de ideias. Conheça a equipe de articulistas fixos do SC Hoje News;
  • conteúdo patrocinado: informações de interesse público divulgadas por empresas ou instituições interessadas em veicular mensagens e ideias. Os materiais passam por curadoria rigorosa do SC Hoje News e são claramente identificados como conteúdo patrocinado em todos os locais em que são publicados e divulgados. Leia mais sobre o conteúdo patrocinado no SC Hoje News.

POLÍTICA DE CORREÇÕES

SC Hoje News é rigoroso em reconhecer e corrigir seus erros. Todo conteúdo em que é identificado erro factual ou informação que induza o leitor a uma interpretação incorreta é prontamente corrigido.

A correção é registrada e informada aos leitores no próprio texto, com referência ao conteúdo original incorreto.

Se alguma pessoa ou instituição foi ou se sentiu prejudicada, tem espaço garantido para retratação.

Erros e dúvidas podem ser informados à equipe por meio do e-mail do autor, divulgado no fim de cada publicação ou pelo e-mail [email protected]. Entre em contato com o SC Hoje News.

POLÍTICA DE ASSINATURAS DE TEXTOS

No SC Hoje News, editores, repórteres e redatores assinam as reportagens de conteúdo original, exclusivos ou que apresentem novas informações sobre fatos que já foram relatados.

São assinados como SC Hoje News, textos produzidos com base em informações de parceiros, que não contenham informações novas ou originais em relação ao que já foi publicado sobre o assunto em outros veículos ou que não demandaram esforço individual de apuração –como, por exemplo, a divulgação de relatórios ou indicadores econômicos.

A decisão sobre a assinatura cabe aos editores, identificados na página de equipe do SC Hoje News.