Obras do acervo do Museu de Arte de Blumenau (MAB) de Elke Hering, ícone da arte catarinense, apresentadas na sala que leva o seu nome, podem ser apreciadas pelo público em geral de forma presencial ou virtual. A promoção da Secretaria Municipal de Cultura de Blumenau (SMC) e do MAB abre o quarto dia de homenagens aos artistas plásticos, cuja data oficial celebra-se sábado, dia 8 de maio. As visitas gratuitas podem ser feitas de terça a sexta-feira, das 10h às 16h, seguindo os critérios de prevenção do Coronavirus Covid 19. Um tour virtual da mostra pode ser acompanhado em vídeo publicado nas redes sociais da SMC.
Elke Hering Bell nasceu em Blumenau no dia 10 de agosto de 1940. Aos 17 anos (1957) inicia seu contato com as artes tornando-se auxiliar do artista alemão Lorenz Heilmair, que na época trabalhava os vitrais na Igreja São Paulo Apóstolo, em Blumenau. Por influência de Lorenz Heilmair, em 1958 vai para a Alemanha estudar escultura com Anton Hiller na Academia de Belas Artes de Munique onde permaneceu por dois anos.
De volta ao Brasil, em 1962 faz estágio com Mário Cravo em Salvador (BA), em seu atelier particular, e estuda na Escola de Belas Artes da Bahia. Em 1966, retorna à Alemanha para estudar durante um ano na Academia de Belas Artes de Berlim com a bolsa do DAAD (Deutscher Akademischer Austauschdienst), no mesmo ano pede transferência para estudar com o escultor dinamarquês Robert Jacobsen em Munique, onde recebe menção honrosa na Academia. Em 1964 expõe no Centro Catarinense do Rio de Janeiro e, a partir daí, sucedem-se exposições e prêmios em diversas cidades. Expõe na Pré-Bienal de São Paulo em 1972 e, de 1993 a 1994, preside a então Fundação Cultural de Blumenau.
Na busca pela valorização da produção artística em Santa Catarina, Elke e os poetas Lindolf Bell e Péricles Prade fundaram, em 1970, a primeira galeria de arte do Estado, a Galeria Açu-Açu. A galeria criou um espaço de concentração do potencial artístico, agregando em único lugar as mais diversas linguagens das produções artísticas. Elke desenhou, esculpiu, pintou e revelou a beleza e a complexidade da arte com seus traçados. Partiu em 19 de fevereiro de 1994 e deixou registrada na história dos catarinenses a singularidade da artista.
Serviço
Confira as mostras que estão abertas à visitação
Sala Roy Kellermann – Gravuras do Acervo do MAB
Galeria Municipal de Arte/Sala Alberto Luz – 5 Décadas de Arte
Sala Elke Hering – mostra do acervo com obras da artista
Galeria do Papel – Élio Hahnemann uma lembrança
Local: Museu de Arte de Blumenau – Rua XV de Novembro, 161 – Centro
Horário: de terça a sexta-feira, das 10h às 16h
Agendamento de grupos: será feito em conformidade com a capacidade de visitantes estabelecida para cada sala pelo telefone (47) 3381.6176
Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello
postada em 07/05/2021 17:04 – 26 visualizações
Fotos