O aprendizado da língua inglesa está sendo ofertado desse o primeiro ano do Fundamental na Rede Municipal de Ensino de Chapecó. De acordo com a secretária de Educação, Astrit Tozzo, isso proporciona ampliação da visão de mundo, fazendo com que os estudantes tenham novas perspectivas culturais, tornem-se jovens ou adultos críticos e íntegros.
“A Secretaria de Educação tem foco voltado ao estudante, à educação integral e à qualidade do ensino, assim busca cada vez mais proporcionar condições desenvolvimento integral da aprendizagem, a partir de práticas inclusivas e atuais”, disse a secretária.
Astrit Tozzo, enfatizou também a importância que tem a oferta do livro didático de Língua Inglesa aos primeiros anos do Ensino Fundamental.
“É mais uma forma de garantir a equidade de acesso ao material e desta forma promover um aliado no apoio ao desenvolvimento das habilidades, o livro é uma instrumento importante, pois organiza pedagogicamente o aluno e o professor, bem como estabelece uma rotina de estudo”, completou.
Em 2021 os alunos estão tendo aulas no formato híbrido, no qual o estudante faz 50% das aulas presencial e 50% a distância, ou ao formato 100% remoto, no qual o estudante não frequenta as aulas presencialmente.
Nas aulas de Língua Inglesa, a aprendizagem é facilitada pela prática comunicativa através das atividades online ou presenciais e também pelo livro da disciplina que é oferecido aos estudantes. A professora de Inglês Maricler Wengenowicz, que está trabalhando de forma 100% remota e verifica que o aprendizado está acontecendo, mesmo à distância.
“Consigo perceber a evolução deles dia a dia e sinto que os estudantes, do Ensino Fundamental I, têm interesse, aprendem e interagem através das aulas on-line, bem como muitos familiares demonstram satisfação com o trabalho que vem sendo realizado”, explicou.
Dilvane da Silva, mãe da Maria Valentina, de oito anos, diz que optou por deixar os filhos em casa no momento em que a saúde passava por colapso:
“Optei pelo ensino remoto porque senti que teria condições de assessorar em casa e dar condições para eles aprender e dar conta das aulas. Penso ainda que o ideal para nossa filha seriam as aulas ao vivo, na escola e em casa ao mesmo tempo porque haveria integração entre as turmas e poderiam tirar as dúvidas na hora”, disse.
Na opinião da estudante, Maria Valentina Siemer, que estuda no 3º ano da Escola Básica Municipal Padre José Anchieta a aula 100% remota é positiva:
“Estou aprendendo muito com as aulas em casa, e agora que chegou o livro eu já estou aproveitando, para rever tudo que a professora ensinou, está sendo incrível, as aulas de inglês são ótimas”, explicou.
A Professora Daiane Zamoner, da Escola Básica Municipal Dilso Cecchin, diz que a interação nas aulas de língua inglesa melhora muito agora que todos do 1º ao 5º ano estão de posse do livro, pois ele é consumível para que possam realizar as atividades, é colorido, oferece áudios, histórias, jogos, etc.
Para os estudantes do 3º ano da Escola Básica Municipal Dilso Cecchin, Daniela Cristina Talasca e Henrique Gabriel de Lima, foi muito bom retornar à escola mesmo que de forma híbrida, pois, quando a aula era só em casa, era mais difícil, “ao vivo com a teacher é bem melhor”, disse Daniela.