- PUBLICIDADE GOOGLE-

Boletim Coronavírus Blumenau ? 27/3/2021


Blumenau registra um total de 391 óbitos por Coronavírus

Continua após o anúncio

Blumenau registrou um óbito, somando agora 391 mortes por Coronavírus no município. Na sexta-feira, dia 26, foi confirmada a morte de um homem de 62 anos, com comorbidades, que estava internado desde o dia 16 de março.

Blumenau registra ainda neste sábado, 27, um total de 47.637 casos confirmados de Coronavírus (Covid-19), 117 a mais do que registrado na última sexta-feira, dia 26, quando o município contabilizava 47.520 casos da doença. Dos casos novos diagnosticados, oito foram por meio do RT-PCR, seis por testes rápidos, 102 de antígeno e um sorológico. O teste de antígeno para Covid-19 é rápido e capaz de detectar a proteína do nucleocapsídeo viral do SARS-CoV-2.

Continua após o anuncio

Ao todo, a Prefeitura de Blumenau já fez 158.108 testes para Covid-19. Somente neste sábado, dia 27, foram processados 418 exames. Entre os casos positivos, 1.220 pacientes estão em tratamento. Destes, 1.082 encontram-se com estado de saúde estável, em isolamento domiciliar e sendo monitorados pela Secretaria de Promoção da Saúde.

Dos casos em análise e confirmados de Blumenau e de outros municípios, 185 pacientes encontram-se hospitalizados, sendo 82 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 103 em enfermaria. Destes na UTI, 64 pacientes são de Blumenau (62 confirmados e dois em análise) e 18 pacientes de outras cidades (todos confirmados) e a taxa de ocupação dos leitos de UTI na cidade é de 100%, além disso, 16 leitos de guerra estão ativados. Já em enfermaria são 84 pacientes de Blumenau (76 confirmados e oito em análise) e 19 de outros municípios (16 confirmados e três em análise), com taxa de ocupação de 58,2%. Além disso, os hospitais da cidade prestaram 278 atendimentos, com 39 deles decorrentes de síndromes gripais.

Continua após o anúncio

O município contabiliza também 46.026 casos de pessoas que já passaram pelo período de isolamento e não apresentaram novos sintomas, considerados como recuperados.

A Prefeitura de Blumenau destaca a importância de manter o isolamento social, nos casos em que as pessoas podem ficar em casa. O poder público também reforça as medidas de segurança, que incluem o uso de máscara sempre que sair de casa e a higienização frequente das mãos, com água e sabão ou álcool em gel.

Ranking nacional coloca Blumenau entre as cidades com menor índice de mortes pela Covid-19

Blumenau está entre as 10 cidades do Brasil que mais salvam vidas na pandemia do Coronavírus. A informação foi divulgada nesta sexta, 26, pelo portal da Revista Exame, com base no ranking das 100 maiores cidades do país com o menor índice de mortes pela Covid-19, elaborado pela consultoria Macroplan. “Municípios com políticas públicas direcionadas à melhoria da qualidade de vida e menor presença de moradias inadequadas em locais que favorecem aglomerações, em geral, têm melhores resultados na pandemia”, diz Marcelo Trevenzoli, consultor líder em saúde da Macroplan.

De acordo com o ranking do menor índice de mortes, Blumenau ocupa o 8º lugar entre os maiores municípios brasileiros e é a única cidade do sul do país entre as 10 mais bem colocadas. O resultado tem explicação. Desde o começo da pandemia, em março de 2020, o município vem atuando com planejamento e gestão apoiada em evidências, com suporte de equipe técnica de profissionais da área da saúde. Além de priorizar o reforço da estrutura de atendimento à população com abertura de unidades exclusivas para testagem e consultas, o governo local, em parceria com os hospitais da cidade, também investiu na ampliação de leitos, tanto de enfermaria quanto de Unidades de Terapia Intensiva, as UTIs.

Mário Hildebrandt, Prefeito de Blumenau, considera a posição no ranking um reconhecimento pelo trabalho realizado desde o início da pandemia. “É a certeza de que tudo o que fizemos até esse momento teve seu principal resultado alcançado, que é o de salvar vidas. Desde que iniciamos o combate ao Coronavírus buscamos ouvir nossa equipe técnica e as equipes dos hospitais, trabalhando com os métodos que se mostraram mais efetivos no mundo”.

Ainda na avaliação do Prefeito, esse reconhecimento nacional é fruto de muito trabalho, incluindo testagem, rastreamento e isolamento dos casos positivos, além da prescrição de medicação de acordo com avaliação médica individualizada. “Um trabalho de todos os servidores, mas em especial dos servidores da saúde do Município e também dos Hospitais, junto com seus profissionais e equipe técnica. Diante de tantas dificuldades e do momento tão difícil, esses profissionais não esmoreceram e seguem com a missão diária de tratar e cuidar dos cidadãos de Blumenau que precisam de atendimento, além dos pacientes que não são da nossa cidade e são encaminhados para nossos leitos”. Hildebrandt também associa o bom resultado pela qualidade da saúde pública, tanto na atenção básica quanto na atenção especializada.

Fonte: https://exame.com/brasil/cidades-que-mais-salvam-vidas-na-pandemia-o-ranking-das-campeas/

Forças de segurança continuam fiscalizando medidas restritivas neste fim de semana

As forças de segurança do município seguem fiscalizando as medidas restritivas impostas pelo Decreto nº 1.218, do Governo do Estado, que estabelece restrições durante o fim de semana. Desde o dia 19 de fevereiro, a força-tarefa fez 385 abordagens, sendo 18 estabelecimentos interditados por descumprirem o regramento com as restrições estabelecidas para regiões que estão no nível gravíssimo na Matriz de Risco.

O trabalho é coordenado pela Secretaria de Defesa Civil e envolve equipes da Vigilância Sanitária, da Guarda Municipal de Trânsito (GMT), da Policia Militar, da Policia Civil e do Corpo de Bombeiros. Ao todo, mais 40 profissionais estão atuando nos bairros da cidade.

Denúncias

Durante a operação, a população também poderá registrar denúncias relacionadas a casos de aglomeração em estabelecimentos, por meio do telefone 199, da Defesa Civil e 190 da Policia Militar.

Dois Ambulatórios Gerais com horário ampliado neste fim de semana em Blumenau

Prefeitura de Blumenau ampliou o horário de atendimento clínico em dois Ambulatórios Gerais (AGs), neste fim de semana. O Ambulatório Geral Irmã Marta E. Kunzmann (AG Garcia) e Ambulatório Geral Haroldo Bachmann (AG Velha) estão atendendo demandas não relacionadas ao Coronavírus, sábado e também no domingo, das 7h às 19h.

O objetivo da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) é diminuir a demanda dos pronto-socorros dos hospitais. A ampliação do horário de atendimento deve descentralizar os atendimentos e otimizar o serviço de atenção primária nos bairros da cidade. Casos que não sejam de urgência ou emergência podem ser direcionados às unidades.

Blumenau aplicou neste sábado 1.189 vacinas entre 1ª e 2ª doses

Neste sábado, dia 27, foram aplicadas 1.181 vacinas da primeira dose, somando 24.565 até o momento. No mesmo dia foram aplicadas oito vacinas da segunda dose, totalizando 10.612. O município segue as determinações da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19, do Ministério da Saúde (MS) e as deliberações da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) do Governo do Estado. Com a chegada de novas remessas de imunizante a prefeitura vai divulgando em seus canais oficiais (site e redes sociais) os grupos prioritários que podem se vacinar conforme o Plano Municipal de Imunização.

Central de Monitoramento

A Central de Monitoramento possui uma linha de atendimento para receber ligações da população, de segunda a sexta, das 8h às 17h, por meio do telefone 3381-6587. Neste número é possível esclarecer dúvidas sobre o monitoramento e outros procedimentos envolvendo cuidados e afastamento decorrentes da Covid-19 em Blumenau. As dúvidas sobre os resultados dos exames podem ser sanadas pelo telefone 3381-7200, durante a semana, das 8h às 17h.

Alô Saúde Blumenau oferece atendimento virtual

A comunidade pode contar com atendimento virtual, sem sair de casa, por meio do Alô Saúde Blumenau, em dois canais de comunicação. Pelo telefone 156, opção 2 ou no canal de Whatsapp, no telefone (48) 4042-0330. As pessoas que precisarem de atendimento psicológico, contam com serviço virtual oferecido por psicólogos da Semus. O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h – por meio do link https://med.lectorlive.com/semus.

Atendimento Rápido Covid-19 nos bairros e Ambulatório da Vila Germânica fazem 278 testes

O Ambulatório Referência para Casos Suspeitos de Coronavírus localizado no Setor 3 do Parque Vila Germânica continua com atendimento todos os dias da semana, agora com atendimento estendido até meia-noite, aos sábados e domingos, das 7h às 19h.

Durante a semana, o Atendimento Rápido Covid-19 anexo ao Hospital Universitário da Furb, AG Velha, AG Itoupava e no AG Garcia, possui horário estendido, de segunda a sexta-feira, das 7h às 24h. Nos sábados e domingos, com exceção do HU da Furb, estes locais atendem das 7h às 19h. No Atendimento Rápido Covid-19 anexo ao AG Escola Agrícola, o atendimento ocorre em horário habitual, somente de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h.

Nas unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF), os profissionais da Semus estão trabalhando para atender situações relacionadas a outras patologias, que não estejam ligadas à Covid-19. O objetivo é dar segurança aos pacientes e garantir o atendimento àqueles que necessitam. Somente neste sábado, dia 27, as unidades fizeram 355 atendimentos e 278 coletas para exames RT-PCR e Antígeno.

postada em 27/03/2021 17:06 – 902 visualizações

Fotos

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais