Programa piloto busca fazer o telemonitoramento dos pacientes de grupos prioritários
A Secretaria de Saúde de Balneário Camboriú lançou nesta semana o “Monitora BC” – um programa de telemonitoramento de pacientes dos grupos prioritários. Agora, profissionais da rede municipal de saúde ligam para os pacientes já assistidos para acompanhar sua situação e, sempre que necessário, agem para dar o suporte. O objetivo é garantir ao público-alvo cuidados em saúde mais resolutivos, contínuos e humanizados.
O programa está ainda na versão piloto. Todos os dados coletados são inseridos diretamente no prontuário eletrônico do paciente, permitindo que as equipes acompanhem a evolução clínica de forma contínua. De acordo com a secretária de Saúde, Aline Leal, o foco é a melhoria da qualidade da assistência à saúde, com uma atuação estratégica para resolver demandas e fortalecer o cuidado integral.
“O Monitora BC é mais do que uma ferramenta de tecnologia, é uma ferramenta de humanização do cuidado. Com ele, conseguimos aproximar o paciente da rede municipal de saúde, acompanhar seu estado clínico mesmo à distância e oferecer suporte tanto para ele quanto para sua família”, disse a secretária.
Balneário Camboriú é o primeiro município de Santa Catarina a desenvolver este tipo de acompanhamento. “É importante frisar que estamos trabalhando em conjunto com a equipe da Tecnologia da Informação para garantir a segurança dos dados. Futuramente, também pretendemos implementar no programa a inteligência artificial, que trará ainda mais agilidade e assertividade no monitoramento”, pontuou Aline.
Idosos
A enfermeira responsável pela implementação do Monitora BC, Mariana Mendes, explica que o programa iniciou com o telemonitoramento de idosos que receberam alta da Clínica Médica do Hospital Municipal Ruth Cardoso. “O programa começou a ser desenvolvido ainda em fevereiro e agora, efetivamente, iniciamos as ligações para esses pacientes, que serão monitorados por um período de 30 dias”, disse.
Segundo a enfermeira, os idosos foram escolhidos para o projeto piloto pois é a população que mais cresce em Balneário Camboriú, além de ser o grupo de pacientes com maior número de hospitalizações por causas evitáveis. “Assim, com o telemonitoramento, pretendemos prosseguir com os cuidados e reduzir as reinternações”, pontuou.
A expectativa em relação ao Monitora BC, segundo Mariana, é bastante positiva. “Com o programa, pretendemos melhorar a comunicação entre os diferentes pontos da rede de saúde e fortalecer o acompanhamento interdisciplinar dos pacientes prioritários. Acreditamos que o Monitora BC irá impactar positivamente tanto na vida dos pacientes como na eficiência da nossa rede de atenção à saúde”, defendeu.
_____________________
Informações adicionais:
Secretaria de Saúde
(47) 3261-6200
Secretaria Municipal de Comunicação
Texto: Kássia Dalmagro
Foto: Marcos Brito
(47) 3267-7022
www.bc.sc.gov.br
www.instagram.com/prefeituradebc