O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), localizado na Rua Iraque, no Bairro das Nações, promoveu na quarta-feira (2) o primeiro encontro do Grupo Reflexivo para Famílias. Ao todo, serão realizados seis encontros semanais, sempre às quartas-feiras, a partir das 9h.
O grupo tem como objetivo oferecer suporte e proporcionar um ambiente de acolhimento e reflexão às famílias que enfrentaram situações de violência ou relações abusivas. As sessões incluem rodas de conversa, dinâmicas inclusivas e momentos de reflexão, criando um ambiente acolhedor para o compartilhamento de experiências e o fortalecimento dos vínculos familiares.
O propósito é oferecer ferramentas para o enfrentamento da violência e contribuir para o desenvolvimento de relacionamentos mais saudáveis e respeitosos dentro do núcleo familiar. E para garantir a participação de todos, o CREAS disponibilizou um veículo para o transporte das famílias até o local das reuniões.
“Quando uma família chega ao CREAS, já passou por violações de direitos. E o maior desafio é sensibilizar as pessoas sobre a importância do diálogo, pois são questões sensíveis. Enquanto nos CRAS a população se envolve mais facilmente, no CREAS, precisamos de mais acolhimento e cuidado para falar sobre a dor. Esse processo, apesar de desafiador, é muito importante,” destacou a diretora da divisão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) de Balneário Camboriú, Candice Cazorla.
No primeiro encontro, foram estabelecidas as regras do grupo, sendo a principal delas o compromisso com o sigilo e o respeito pelas histórias compartilhadas. Esse espaço seguro visa garantir que todos possam se expressar livremente, sem receio de julgamento ou exposição. A iniciativa, que busca apoiar famílias em situação de violência doméstica, foi proposta pela acadêmica de Serviço Social Camila Braz como parte de seu Projeto de Intervenção.
___________________
Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família
(47) 3344-2559
Secretaria Municipal de Comunicação
Texto e foto estagiária de Jornalismo: Milena Soares Muraro(47) 3267-7022