A quinta-feira (27) foi de muito conhecimento para os profissionais de saúde de Balneário Camboriú. As capacitações tiveram como foco o PlanificaSus – projeto desenvolvido pela Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein (SBIBAE), que tem como objetivo implementar a Planificação da Atenção à Saúde (PAS) – uma metodologia utilizada para a organização das Redes de Atenção à Saúde – no Sistema Único de Saúde (SUS).
A primeira capacitação, realizada no campus da Univali em Balneário Camboriú, foi direcionada aos agentes comunitários de saúde e teve como tema “a linha de cuidado em saúde mental”. “O PlanificaSus em Balneário Camboriú iniciou em 2019 e, no triênio 2024-2026, este é o tema que está sendo trabalhado. Por isso foi realizado este evento, para capacitar ainda mais nossos profissionais”, afirmou a diretora da Atenção Básica, Juliana Peron.
A diretora explica que, por meio do PlanificaSus, é possível que as equipes desenvolvam competências para o planejamento e organização da atenção à saúde com foco nas necessidades dos usuários. “Por isso é importante que nossos profissionais estejam capacitados e preparados, para que a implantação da metodologia reflita, de fato, no bom atendimento aos nossos pacientes”, disse.
Visita técnica
No período vespertino, analistas da SBIBAE estiveram na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Ariribá, que é a Unidade Laboratório do PlanificaSUS no município. Na oportunidade, foi realizada com os profissionais uma oficina de sensibilização sobre o Acesso à Saúde. “Foi um momento para a troca de experiências e também para a equipe do Albert Einstein conhecer como funcionam nossas Unidades Básicas de Saúde”, afirmou Juliana.
___________________
Informações adicionais:
Secretaria de Saúde
(47) 3261-6200
Secretaria Municipal de Comunicação
Texto: Kássia Dalmagro
Foto: Divulgação
(47) 3267-7022
www.bc.sc.gov.br
www.instagram.com/prefeituradebc