Obra sofreu com atrasos, paralisações e vandalismo em gestões anteriores, mas foi retomada no final de 2024 – Foto: Divulgação/Sicos
O Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviço (Sicos), retomou no final de 2024 as obras para conclusão do Centro de Inovação de Brusque. Neste momento estão sendo realizados serviços de instalação de pisos e forros, pintura, troca de equipamentos e acabamentos, entre outras melhorias. A obra iniciou em 2017 com previsão para ser concluída em 2018, mas sofreu atrasos, paralisações e problemas contratuais, além de abandono da construtora responsável.
Com a assinatura de um novo contrato e uma nova construtora assumindo os trabalhos neste ano, fruto dos esforços da atual gestão do Governo do Estado, a expectativa é de que as obras avancem para a conclusão. No entanto, ainda há necessidade de ajustes orçamentários e de execução, que estão sendo analisados pela Sicos em parceria com outros órgãos. A disponibilidade de recursos para finalizar a obra, contudo, está garantida pelo governo estadual.
“Essa obra do Centro de Inovação de Brusque acumulou uma série de problemas ao longo da execução. A antiga construtora infelizmente não seguiu o projeto executivo e realizou diversas alterações que hoje impossibilitam o avanço mais célere dos trabalhos. Além disso, houve muitas perdas e vandalismo devido à falta de cuidado na gestão anterior. Agora estamos focados em corrigir esses equívocos e entregar o Centro de Inovação para a comunidade de Brusque e região”, afirmou o secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviço, Silvio Dreveck.
Obra precisará de ajustes orçamentários até a conclusão
A Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviço (Sicos) retomou a construção do Centro de Inovação de Brusque a partir de um processo iniciado ainda em 2022, sob responsabilidade da então Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (SDE). Após avanço de questões administrativas, uma nova licitação foi lançada em 2024 prevendo a execução de serviços ainda não realizados e a reforma daqueles serviços que foram iniciados, mas sofreram com danos e vandalismo.
“Nós já identificamos problemas em um laudo de engenharia feito em 2022 que não condiz com a realidade do Centro de Inovação. Agora estamos buscando soluções para corrigir estes equívocos. Brusque e região precisa de seu Centro de Inovação o mais rápido possível”, acrescentou Dreveck.
Além da retomada das obras, o Governo do Estado também reforçou a segurança no local. O objetivo é evitar que novos atos de vandalismo prejudiquem a construção, como ocorreu em anos anteriores. A Secretaria também estuda a abertura de processos para apurar eventuais responsabilizações acerca do tema.
Fonte: Governo SC