Foto: Divulgação/SDC
As obras de modernização da Barragem Sul, em Ituporanga, atingiram um novo marco com a substituição da comporta C4. A estrutura metálica de blindagem da antiga estrutura foi completamente removida, e a equipe técnica já iniciou o processo de instalação da nova blindagem, que será a base para a futura comporta. O objetivo da reforma é garantir mais segurança para as comunidades do Alto Vale do Itajaí, reduzindo riscos de enchentes e melhorando a eficiência do controle hídrico da região.
Desde novembro de 2024, quando as obras começaram, diversas melhorias estruturais vêm sendo implementadas. Um dos principais avanços foi o restabelecimento da comporta C5, que voltou a operar plenamente, reforçando o sistema de contenção da barragem. Além disso, a instalação de um sistema de trilhos na galeria de acesso às comportas está 100% concluída. Esse novo mecanismo facilitará a movimentação de equipamentos pesados e a substituição das demais comportas.
O secretário de Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina, Mário Hildebrandt, ressaltou a importância da modernização para a segurança da população. “Quem reside às margens da barragem sabe o quão fundamental é essa manutenção e o quanto ela foi aguardada e cobrada pela sociedade. Essa é uma obra esperada há muito tempo pelos moradores do Alto Vale que não garante apenas a segurança da estrutura, mas dá muito mais tranquilidade a quem depende diretamente dela. Conforme orientou o governador Jorginho Mello, a minha missão à frente da Secretaria de Proteção e Defesa Civil será focar na conclusão e na entrega dessa e também das demais obras de melhorias nas barragens existentes no Estado, além de trabalharmos para a construção das novas”.
As obras, que contam com um investimento de R$23 milhões, incluem a substituição das cinco comportas da barragem, revisão estrutural das galerias de concreto, renovação da blindagem metálica e modernização do sistema elétrico, além da operação remota. A expectativa é que, com essas melhorias, a barragem esteja mais bem preparada para enfrentar eventos climáticos extremos.
Informações adicionais para a imprensa:
ASCOM | SDC
Texto: Grasiele Aguiar
ASCOM – Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina
Fone: (48) 3664 – 7000
E-mail: [email protected]
Fonte: Governo SC