Monte Alegre é o bairro com maior índice de violações ao direito da criança e do adolescente, com 442 ocorrências
Foi realizado um levantamento através do Conselho Tutelar, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social de Camboriú, para registrar o número total de atendimentos no ano de 2024. Os registros foram realizados somando todos atendimentos individuais de cada conselheiro, contabilizando em um total de 3532 atendimentos. Entre as ocorrências mais frequentes, se destacam as denúncias de negligência familiar, falta de apoio emocional e psicológico, violência física e sexual e diversos casos de evasão escolar.
Na pesquisa também foi separado os bairros do município com maior índice de violações ao direito da criança e do adolescente, com o bairro Monte Alegre em primeiro lugar, com 442 ocorrências, seguido do Centro com 205 e o Tabuleiro com 197 ocorrências.
O Conselho Tutelar têm como função zelar pelo cumprimento do direito da criança e do adolescente, garantindo que a criança/adolescente não sofra maus-tratos, negligência ou qualquer situação de violação de direitos, seguindo as diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Caso deseje realizar uma denúncia, os moradores podem procurar o Conselho Tutelar presencialmente, na Rua Antônio Cassemiro Bitencourt, n°92, Centro, das 7h às 19h, ou pelos telefones (47) 3365-4627 ou (47) 99968-6372
Fonte: Prefeitura de Camboriú – SC