IMA atua para minimizar impactos no meio ambiente após acidente com produto tóxico na BR-101

Fotos: Divulgação/IMA-SC

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) informa que está monitorando e acompanhando as ações relacionadas ao acidente envolvendo uma carreta bitrem carregada com clorito de sódio (solução a 25%), ocorrido no km 260 da BR-101, sentido sul, próximo ao rio Cova Triste. O produto, que seria utilizado para desinfecção na indústria alimentícia, é corrosivo e apresenta riscos ambientais e à saúde devido à toxicidade de seus vapores e líquidos.

O acidente resultou no tombamento de uma das carretas, que transportava 20 contêineres IBC de 1250 litros cada. Dos 20 contêineres, cerca de 16 mil litros romperam, causando o derramamento do produto, que contaminou o solo, a água do rio Cova Triste e afetou parte da vegetação próxima ao local. Equipes do IMA identificaram dano ambiental, incluindo a mortandade de peixes, como exemplares das espécies Astyanax sp. (lambari) e Hoplias sp. (traíra), além de outros impactos à fauna aquática.

Notícias de Santa Catarina - SC HOJE

De imediato, as equipes do IMA se mobilizaram para verificar a situação ambiental, ainda pela manhã, realizando o mapeamento dos possíveis cursos d’água que poderiam ser afetados pelo derramamento. O IMA reforça seu compromisso em mitigar os impactos ambientais causados pelo acidente, monitorando o local e apoiando as ações necessárias para a recuperação do ambiente afetado.

Fonte: Governo SC

Maurício Freitas
Maurício Freitashttps://schoje.news/editor-chefe/%20
Publicado Por: Maurício Freitas, jornalista e Editor-Chefe responsável pelo SC Hoje. Com mais de 30 anos de experiência na comunicação em diversas regiões do Brasil, dedica-se a levar informação de qualidade e relevância para Santa Catarina. [Conheça a trajetória completa de Maurício Freitas na página EDITOR CHEFE

Leia Mais

Previsão do Tempo

Balneário Camboriú
nuvens quebradas
23.7 ° C
23.9 °
22.8 °
95 %
2.1kmh
75 %
dom
29 °
seg
26 °
ter
23 °
qua
30 °
qui
29 °

Mais Lidas

-PUBLICIDADE-
Receba notícias pelo WhatsApp