Foto: Jonatã Rocha/Secom
A Secretaria da Aquicultura e Pesca de Santa Catarina está orientando os pescadores do estado sobre o início do processo seletivo de habilitação e credenciamento de embarcações para a pesca da tainha na temporada de 2025. O Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) já publicou o Edital de Seleção nº 1, que regulamenta o processo. As inscrições podem ser feitas neste link.
Os interessados que possuem embarcações de pesca com autorização para cerco/traineira, incluídas nas modalidades de permissionamento e emalhe anilhado, poderão participar do processo. As inscrições estarão abertas até 26 de janeiro de 2025, exclusivamente pelo site oficial do MPA.
Para participar, é necessário que os pescadores confiram atentamente as condições, prazos e documentos exigidos no edital. Em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (61) 3276-4428.
“As vagas e as cotas para 2025 ainda não estão definidas pelo Governo Federal. E precisamos que os pescadores estejam atentos para que não percam esse prazo e possam atuar na safra de 2025 na modalidade de cerco traineira e emalhe anilhado. Só com a inscrição feita o pescador consegue depois a liberação para a pesca, por isso a inscrição é muito importante”, disse o secretário da Aquicultura e Pesca de Santa Catarina, Tiago Bolan Frigo.
A captura da tainha é uma das atividades mais tradicionais da pesca catarinense e representa uma importante fonte de renda para os pescadores e suas comunidades. A Secretaria da Aquicultura e Pesca reforça a importância do cumprimento dos requisitos para que as embarcações estejam aptas a participar desta temporada.
Os pescadores de Santa Catarina podem contar com o apoio da secretaria para esclarecimentos adicionais sobre o edital e o processo de inscrição.
Fonte: Governo SC