Fotos: Acervo CASAN
A CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) retomou as obras de ampliação e modernização da Estação de Tratamento de Esgoto Insular. As atividades de 2025 da principal ETE de Florianópolis iniciaram com a retirada das formas de parte das estruturas já concretadas, como os tanques de adensamento de lodo e da casa de sopradores e biofiltros. Essas formas, agora serão montadas nas paredes e lajes do tanque de adensamento, atuante na separação de sólidos e líquidos. A preparação das formas é uma etapa importante para a próxima concretagem, prevista para o fim do mês.
Em 2024, a Companhia intensificou as operações de concretagem para a construção das novas estruturas de tratamento da ETE e atingiu a marca de 73,33% de toda a estrutura civil concluída. Neste ano, a CASAN vai trabalhar para conclusão das estruturas em andamento e iniciar a reforma de estruturas antigas, como os tanques decantadores. Também serão executadas a interligação de estruturas, a montagem dos equipamentos internos e as obras de urbanização da ETE.
A ETE Insular é a principal Estação de Tratamento de Esgoto da Capital, responsável por receber o efluente sanitário de toda a região central, a mais populosa da Ilha. A ampliação da unidade vai possibilitar o aumento da capacidade de depuração em quase três vezes, com vazão máxima prevista para 612L/s. A unidade também terá uma tecnologia avançada para o chamado tratamento terciário do efluente, que garante a eliminação de nutrientes poluidores específicos e grau de pureza maior do efluente tratado.
Com maior capacidade, a ETE vai permitir a operacionalização da rede de coleta que já foi assentada nos bairros Itacorubi, Parque São Jorge, Jardim Anchieta, Córrego Grande, Pantanal e José Mendes. O investimento para ampliação e modernização é de R$194 milhões, obtidos junto à Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).
Fonte: Governo SC