Fotos: Helena Marquardt/ Ascon SAS
O Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família, entregou na sexta-feira, 6, casas construídas pelo programa de habitação social em Anita Garibaldi e Abdon Batista. O investimento do Estado na construção foi de mais de R$ 1 milhão em cada cidade e vai possibilitar que 30 famílias tenham mais dignidade.
Para a secretária de Assistência Social, Mulher e Família, Maria Helena Zimmermann, é gratificante poder entregar as casas neste final de ano. “Podemos dizer que essas casas são um presente de Natal para essas famílias. Ver a alegria e a emoção no rosto de cada beneficiado é a recompensa do nosso trabalho no Governo do Estado. Agora essas famílias terão dignidade, acolhimento e segurança e iniciam uma nova etapa”, afirmou.
Uma das beneficiadas em Abdon Batista, Jucélia Luiza Assis, que recebeu o imóvel para morar com o filho, comenta que a casa para ela representa o recomeço da vida. “Tanto tempo e a gente nunca teve uma casa boa, um lugar bom para morar. Somos humildes e só temos a agradecer porque a casa é linda, é a realização de um sonho que pelo meu mérito eu jamais ia conseguir”, disse.
O prefeito de Abdon Batista, Jadir Luiz de Souza, também destaca a importância das moradias. “Esse projeto é muito importante e vai atender nosso município porque contempla a questão da habitação urbana. Temos uma defasagem de moradias, com mais de 30 mil famílias na fila de espera. E, diante desse investimento, vamos conseguir atender 15 famílias de extrema necessidade, que dependiam de aluguel, moravam em residências bastante precárias. Isso vai trazer melhor qualidade de vida para as famílias”, completou.
Já em Anita Garibaldi as 15 moradias vão beneficiar 57 pessoas em vulnerabilidade social. “Junto com o governador Jorginho Melo pudemos levar moradia de qualidade aos moradores que necessitam. É nesta parceria entre Governo do Estado, município e Conselho Municipal de Habitação que conseguimos fazer a diferença na vida das pessoas. Sabemos da transparência e responsabilidade com que foram escolhidas as famílias que aqui vão morar, e sabemos também do quanto vai mudar a vida de cada pessoa. Hoje para nós, estarmos aqui, inaugurando estas casas é motivo de alegria e o sentimento é de que estamos no caminho certo”, destacou a secretária Municipal de Assistência Social de Anita Garibaldi, Ana Carolina de Oliveira.
As casas, que custam até R$ 70 mil a unidade, são totalmente gratuitas para as famílias em situação de vulnerabilidade. Os imóveis têm entre 45 e 50 metros quadrados e contam com dois quartos, sala, cozinha e banheiro. A seleção dos beneficiados é feita pelos próprios municípios com base em diversos critérios como renda, famílias com crianças, deficientes e idosos, entre outros.
Mais informações:
Jornalista Helena Marquardt (Assessoria de Comunicação)
Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
(48) 3664-0916
e-mail: [email protected]
Fonte: Governo SC