Foto: Divulgação /CBMSC
Na noite desta sexta-feira, 6, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) certificou 35 tenentes-coronéis no Curso de Altos Estudos Estratégicos (CAEE). A cerimônia foi realizada na Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), em Florianópolis, e contou com a presença do comandante-geral do CBMSC, coronel Fabiano Bastos das Neves, além de autoridades militares e civis.
O Curso de Altos Estudos Estratégicos (CAEE) tem como objetivo aperfeiçoar os tenentes-coronéis para a promoção e o exercício das funções privativas do último posto da carreira: o de coronel. No âmbito estadual, o CAEE é equivalente ao Curso Superior de Polícia e, no âmbito federal, ao Curso de Comando e Estado-Maior.
As aulas foram realizadas no Centro de Ensino Bombeiro Militar (CEBM), de 3 de setembro a 5 de dezembro. Com carga horária total de 128 horas, o CAEE foi desenvolvido na modalidade de ensino híbrido, com parte presencial e parte a distância. Nesta edição, formaram-se 35 tenentes-coronéis, sendo 22 oficiais do CBMSC, 10 da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) e 3 do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO). O curso é pré-requisito para que o oficial superior alcance o topo da carreira militar no posto de coronel.
Os formandos do CAEE 2024 escolheram como homenageado da turma o capitão Pedro Augusto Gimenes Coste (in memoriam), integrante da turma de aspirantes de 2008. O capitão Coste, que deveria formar-se neste curso, tombou em serviço no ano de 2012, durante o estrito cumprimento do dever. Como forma de homenagem, seu pai, sr. Benedito Augusto Coste, e seu irmão, coronel João Henrique Coste – que também representou o Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo – receberam a justa honraria.
Na sequência, foi prestada homenagem ao paraninfo do CAEE 2024, o subcomandante-geral do CBMSC, coronel Jefferson de Souza. O patrono escolhido foi o coronel BM RR Flávio Rogério Pereira Graff, atual Secretário de Estado da Segurança Pública.
Dando continuidade às homenagens, a Medalha de Mérito Presidente Getúlio Vargas foi entregue ao primeiro colocado no Curso de Altos Estudos Estratégicos de 2024, tenente-coronel BM Daniel Gevaerd Muller. Outro momento marcante da solenidade foi a entrega dos distintivos, que simbolizam a conclusão com êxito de um curso ou capacitação. Os brevês selam, de forma simbólica, a formação dos tenentes-coronéis, tornando-os aptos para futuras promoções ao posto de coronel.
Ao fazer uso da palavra, o coronel João Henrique Coste, representando seu irmão, coronel Coste (in memoriam), fez um emocionante discurso e agradeceu a todos pelo convite e homenagem ao seu irmão como nome de turma.
Encerrando a solenidade, o comandante-geral do CBMSC, coronel Fabiano Bastos das Neves, fez uso da palavra e agradeceu a todos que aceitaram o convite, incluindo o coronel João Henrique Coste. “Esta ocasião não é apenas a finalização de uma jornada acadêmica, mas a reafirmação do compromisso inabalável de cada um dos 35 oficiais formados hoje, no aperfeiçoamento e excelência profissional”, destacou o Comandante.
O CBMSC parabeniza a todos os formandos do Curso de Altos Estudos Estratégicos 2024. Confira todas as fotos da solenidade clicando aqui.
Créditos:
Texto: Mônica Andrade – Centro de Comunicação Social CBMSC
Imagens: Soldado BM Eduardo Silva de Souza – Divulgação CBMSC.
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina
Fonte: Governo SC