FOTO: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL
Os 25 anos da criação do Conselho Regional de Educação Física de Santa Catarina (Cref3-SC) foram tema da sessão especial realizada na noite desta sexta-feira (6) pela Assembleia Legislativa. A homenagem foi proposta pelo deputado Mário Motta (PSD) e contou com a participação de ex-dirigentes do conselho, profissionais de educação física e instituições que atuam em conjunto com o órgão.
O parlamentar, que também é educador físico e atuou na área, destacou que o conselho catarinense é um dos mais importantes do país, “respeitado principalmente pela postura ética de seus diretores ao longo do tempo, pela dedicação dos profissionais a ele filiados”.
“Tenho muito orgulho dessa instituição”, disse Motta. “Sinto-me profundamente recompensado por estar presente nos principais momentos vividos por ela. “Sinto-me recompensado também por rever tantos amigos e perceber claramente quantos de vocês lutaram para que o conselho pudesse ter esse merecido reconhecimento.”
O deputado foi homenageado pela entidade durante a sessão e recebeu a carteira de identidade profissional.
Primeiro presidente do Cref-SC, Marino Tessari lembrou-se das dificuldades iniciais para a implantação da autarquia, em 1999, mas destaca a evolução, não só do conselho, mas do educador físico. Coube a ele discursar em nome dos homenageados, durante a sessão especial desta sexta.
“Começamos com dois mil profissionais e hoje somos mais de 30 mil”, comentou. “A criação do conselho trouxe uma contribuição para a criação de novos cursos de Educação Física, tanto na licenciatura, quanto no bacharelado. Isso trouxe uma qualificação, a partir dos cursos superiores e de capacitação e trouxe uma melhoria significativa nos serviços prestados na área da atividade física em geral, tanto na escola, como no esporte, como na saúde”
Tessari destacou a importância da homenagem aos profissionais e às instituições que contribuíram para o trabalho do Cref-SC ao longo desses 25 anos. “Sem eles, não seríamos nada.”
Jeferson Ramos Batista, primeiro vice-presidente do conselho, também apontou o papel da entidade no fortalecimento da profissão. “São 25 anos de uma profissão que está cada vez mais fortalecida”, afirmou. “Conquistamos cada vez mais espaços nesse tempo. O conselho faz a diferença na vida do profissional. Além da fiscalização, temos outras áreas que apoiamos, como a capacitação. O conselho tem muito a comemorar nesses 25 anos.”
A sessão especial contou com a presença do secretário de Estado da Saúde, Diogo Silva; e dos reitores da UFSC, Irineu Manoel de Souza, e da Udesc, José Fernando Fragalli.
Homenageados:
- Conselho Regional de Educação Física de Santa Catarina (Cref3-SC)
- Marino Tessari, ex-presidente do conselho
- Eloir Edilson Simm, ex-presidente do conselho
- Irineu Wolney Furtado, ex-presidente do conselho
- Paulo Rogério Maes Júnior, atual presidente do Cref-SC
- Jorge Steinhilber, ex-presidente
- Claudio Augusto Boschi, presidente do Conselho Federal de Educação Física (Confef)
- Delmar Alberto Tôndolo, conselheiro
- Jean Carlo Leutprecht, conselheiro
- Kassandra Nunes Amaro, profissional com o registro ativo mais antigo no Cref-SC
- Ministério Público de Santa Catarina (MPSC)
- Secretaria de Estado da Saúde
- Secretaria de Estado da Educação
- Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte)
- Conselho Estadual de Esporte (CED-SC)
- Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
- Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc)
- Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
- Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac)
- Universidade de Região de Joinville (Univille)
- Universidade Regional de Blumenau (Furb)
- Sindicato Patronal das Academias de Ginástica, Educadoras Esportivas em Geral do Estado de Santa Catarina (Siacadesc)
- Associação dos Profissionais de Educação Física de Santa Catarina (Apef-SC)
- Associação dos Conselhos Profissionais de Santa Catarina (Ascop)
- Serviço Social do Comércio (Sesc-SC)
Agência AL
Fonte: Agência ALESC