Diretor de Desenvolvimento e Gestão Territorial da Seplan, Luis Felipe Braga Kronbauer, presidente do Crea-SC, Kita Xavier, secretário do Planejamento, Edgard Usuy, e coordenador da UNICREA, Eduardo Bridi (da esq. para a dir.) – Foto: Tabita Strassburger / Seplan
Nessa terça-feira, dia 3, o secretário de Estado do Planejamento (Seplan), Edgard Usuy, e o diretor de Desenvolvimento e Gestão Territorial da Seplan, Luis Felipe Braga Kronbauer, foram recebidos pelo presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (Crea-SC), Kita Xavier, e o coordenador da Universidade Corporativa do Crea-SC (Unicrea), Eduardo Bridi, na sede do Conselho em Florianópolis.
A reunião tratou de iniciativas que estão sendo encaminhadas em conjunto pelas instituições, como o apoio para a realização da 6ª Conferência das Cidades a ser realizada pelos municípios catarinenses até abril de 2025. A proposta é incentivar os profissionais registrados no Crea para participarem das Conferências e compartilharem seus conhecimentos para mobilizar projetos de cidades que priorizem questões técnicas, a qualidade das contribuições e a vontade do cidadão na ponta.
Como forma de estimular essa participação e a contribuição dos profissionais junto aos municípios, ficou acordada a presença do secretário Usuy na Reunião de Diretores Regionais do Crea, que vai ocorrer no dia 13 de dezembro. Além de reforçar a importância desse envolvimento, a finalidade é explicar a importância da realização das Conferências e as contribuições que podem trazer para Santa Catarina.
A elaboração de um termo de cooperação técnica para capacitação dos servidores municipais e estaduais também foi pauta do encontro. A proposta é que Seplan e Crea, junto com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), estabeleçam parcerias com os municípios para que engenheiros possam se especializar através da UNICREA.
O projeto ainda está sendo estruturado, mas a expectativa é que seja criada uma primeira turma de 21 alunos para começar em março de 2025. O secretário Edgard Usuy comentou sobre a importância da atuação conjunta da tríade sociedade, poder público e academia. “Para a SEPLAN, é fundamental fazermos essa triangulação e conseguirmos contribuir para a aceleração do conhecimento lá na ponta. Para nós, faz todo o sentido promover ações que contribuam para canalizar a produção acadêmica em benefícios reais, em soluções para as cidades”, reforçou Usuy.
Outra questão tratada foi a troca de informações entre as instituições, por exemplo, a partir das outorgas de água e das informações das associações de municípios, para montar um banco de dados que ajude a entender como os municípios estão crescendo e quais as demandas prioritárias.
O presidente do Crea-SC destacou o compromisso de o Conselho atuar em parceria com a Secretaria e outras instituições para encaminharem soluções concretas para a sociedade catarinense. “Queremos estar juntos e colaborar para fazer um grande BI que centralize esses dados. Isso é importantíssimo, e o Crea é uma fonte de dados incrível”, reforçou Kita Xavier.
A proposta que a Seplan está articulando tem o objetivo de buscar parcerias para criar um banco de dados estruturados que seja um grande centro de informações e contribua para a Infraestrutura de Dados Espaciais (IDESC). A iniciativa poderá ser utilizada como fonte de pesquisa para os catarinenses em geral, como profissionais engenheiros registrados no CREA, auxiliando na tomada de decisão entre sociedade e poder público.
Fonte: Governo SC