Foto de editorial que faz parte da revista Octa Fashion Foto: Flavia Dummer
Maior vitrine de moda autoral de Santa Catarina, o Octa Fashion – Observatório de Tendências e Culturas Contemporâneas, chega em 2024 a sua 13ª edição. Com desfile marcado para esta quinta-feira, 28 de novembro, e exposição aberta ao público a partir de 4 de dezembro, o evento que acontece em Florianópolis é gratuito e aberto ao público.
Neste ano, serão apresentadas 35 coleções de formandos do curso de Moda da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). A professora Amanda Queiroz Campos, que ministra a disciplina Coordenação de Evento de Moda, conta que as expectativas são grandes: “Temos uma turma de alunos muito criativos com perfil de criação em moda”.
A temática central desta edição foi inspirada pela frase “uma cabeça cheia de planetas”, de Madalena Santos Reibolt (1919-1977). Para desenvolverem as coleções, estudantes mergulharam na história da artista brasileira autodidata e nas narrativas pintadas e tecidas por ela. As pesquisas conceituais para os trabalhos de formatura tiveram início ainda no primeiro semestre de 2023, mesmo período em que a exposição “Madalena Santos Reibolt: uma cabeça cheia de planetas” estava no Museu de Arte de São Paulo (MASP).
Após estudarem os aspectos fundamentais da vida e da obra da artista, os alunos buscaram intersecções possíveis com seus caminhos individuais. “A turma deu ênfase à criação de coleções particulares a partir de um mesmo tema. São visões distintas entre si, mas que a gente também constrói em conjunto, a partir desse grande elo que é o Octa Fashion”, explica Amanda.
A docente também destaca que o Octa é uma importante realização do Departamento de Moda da Udesc. “Essas 35 coleções carregam consigo um ensino de qualidade, de pensamento crítico, de levantamento de temáticas e uma apresentação muito criativa desses temas que foram sendo desenvolvidos pela turma”, ressalta.
Além de revelar novos talentos na cena da moda catarinense, o Octa Fashion é uma plataforma que apresenta tendências e exibe múltiplas possibilidades criativas no desenvolvimento de coleções de moda. Tanto o desfile quanto a exposição oferecem uma experiência para que todas as pessoas interessadas em moda, cultura e arte mergulhem nos conceitos e histórias que inspiraram as criações.
O desfile
A cada edição, há algo novo no Octa Fashion, e desta vez a novidade é a retomada do desfile presencial pela primeira vez após a pandemia. Agendado para o dia 28 de novembro, no Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira, o desfile terá início às 19h e será dividido em três blocos, com dois looks por coleção. A ideia é proporcionar uma experiência imersiva na temática geral e no universo particular de criação de cada novo designer.
O evento será aberto à comunidade e a organização espera a presença de cerca de 1.500 pessoas. A entrada é gratuita, mas o número de pessoas é limitado conforme lotação do espaço. Por isso, é preciso chegar com antecedência para retirar as pulseiras que dão acesso ao desfile.
A exposição
Com abertura ao público a partir de 4 de dezembro, a exposição do Octa irá combinar elementos digitais e físicos para transportar os visitantes ao universo das criações. As coleções serão apresentadas em formato digital 3D e também poderão ser encontrados looks confeccionados pelos formandos, além de painéis e materiais que contarão um pouco dos processos de criação das peças.
Sediada no Museu da Escola Catarinense (Mesc), a exposição terá uma abertura oficial para convidados no dia 3 e ficará aberta ao público até janeiro de 2025, de segunda à sexta, das 13h às 19h. A entrada também é gratuita.
Durante os eventos, também será possível conferir a revista Octa Fashion, com editoriais de moda produzidos e idealizados a partir das coleções criadas durante a reta final do curso.
Serviço
O QUÊ: 13º Octa Fashion – Observatório de Tendências e Culturas Contemporâneas
QUANDO: 28 de novembro (desfile) e de 4 de dezembro a janeiro de 2025 (exposição)
ONDE: Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira (desfile) e Museu da Escola Catarinense (exposição)
QUANTO: gratuito e aberto ao público
Acompanhe o perfil do Octa Fashion no Instagram: @octafashion__
Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
Jornalista Carolina Dall’Agnese
E-mail: [email protected]
Telefone: +55 (48) 3664-8350
Fonte: Governo SC