Com mais de 85% da parte física concluída, a obra da nova Estação de Tratamento de Água (ETA) de Araquari segue avançando para etapa final. A CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) está investindo mais de R$ 30 milhões na estrutura pré-fabricada em aço inoxidável, que torna a montagem mais ágil. O objetivo da unidade é reforçar o abastecimento em todos os bairros de Araquari para acompanhar o crescimento populacional da cidade, cujo número de habitantes quase dobrou na última década.
Atualmente, as obras se concentram na implantação de bombeamento e filtros, além da parte estética da Estação. A nova ETA terá capacidade para tratar até 17,2 milhões de litros de água por dia, o equivalente a cerca de sete piscinas olímpicas. A obra acontece na localidade de Ponto Alto, em um terreno cedido pela Prefeitura.
Além da Estação, a Companhia também trabalha na instalação e operação de adutoras para o Sistema de Abastecimento. A Adutora de Água Tratada, que vai conectar a Estação às redes domiciliares de água, já está praticamente pronta. Já a obra da Adutora de Água Bruta, interligando a captação à ETA, está em fase de conclusão. Os trabalhos acontecem próximos a uma travessia da BR-101, com previsão de conclusão em 20 dias.
Fotos: Acervo CASAN
Fonte: Governo SC