Foto: Divulgação / Casan
Mesmo a 11 mil quilômetros de distância entre Santa Catarina e a Hungria, a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) participou de um networking com empresas do país. O encontro foi por meio de uma videoconferência entre a Companhia e representantes de empresas húngaras do setor de água e saneamento. O presidente Edson Moritz fez a fala de abertura, apresentando a estrutura da Casan, seus investimentos e os principais desafios para os próximos anos, principalmente, relacionado à manutenção e garantia da qualidade do abastecimento e para ampliação do saneamento no estado.
Desse lado do Atlântico, também participaram o assistente da Diretoria Financeira da Casan, Carlos Ivan Sturzbecher, o assessor de Relações Interinstitucionais, Anderson Miguel Chaves de Cordeiro, e o cônsul-geral da Hungria, Zsuzsanna László, que contribuiu auxiliando com a tradução das falas. As empresas que estiveram presentes foram: Hungarian Water Partnership; Innowaste Kft.; Hungarian Water Technology Corporation; Inwatech Környezetvédelmi Kft.; Organica Technológiák Kft.; Pureco Kft.; e Trinity Enviro Kft.
Durante a conversa, o foco foram temas como inovações em tecnologias de tratamento de água, estratégias para a gestão sustentável de recursos hídricos e soluções para a modernização das infraestruturas hídricas, além do impacto das mudanças climáticas sobre a gestão da água. Além disso, as empresas compartilharam experiências e estudos de caso de projetos bem-sucedidos, enriquecendo as discussões e abrindo a possibilidade de oportunidades para parcerias futuras.
“A motivação para essa reunião surgiu em junho desse ano, quando o governador Jorginho Mello se encontrou com o embaixador da Hungria Miklós Halmai. A partir daí o governador convidou as empresas húngaras a conversarem com as empresas catarinenses para a troca de informações, a fim de adquirir novas tecnologias em expansão e inovação”, mencionou o presidente da Casan.
Fonte: Governo SC