Fotos: Aurélio Oliveira/CCS/PMSC
A Polícia Militar de Santa Catarina realizou nesta terça-feira, 19, na Academia de Polícia Militar da Trindade (APMT), em Florianópolis, a solenidade do Dia da Bandeira. Ao comemorar o centésimo trigésimo quinto aniversário de adoção da bandeira nacional como símbolo máximo da nação brasileira, a solenidade da PMSC foi realizada em todo o Estado, exatamente ao meio-dia, como forma de respeito ao Pavilhão Nacional.
Participaram do rito de troca e incineração da Bandeira o comandante-geral da PMSC, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, o chefe do Estado-Maior-Geral da PMSC, coronel Jailson Aurélio Franzen, o diretor da Academia de Polícia Militar da Trindade, coronel Cleber Pires, o corregedor-geral da PMSC, coronel Fabrício Berto da Silveira, o comandante da Escola Superior de Formação de Oficiais (Esfo) coronel Marco Antônio Brito Junior, comandante da Escola Superior de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Esfap), tenente-coronel Lucius Paulo de Carvalho, diretor do Colégio Feliciano Nunes Pires (unidade Florianópolis), tenente-coronel Augusto Sell Júnior e o presidente da Associação de Praças do Estado de Santa Catarina (Aprasc), 3º sargento BM Clailton de Oliveira.
Neste ato, como parte do cerimonial referente ao culto à bandeira, as cinzas da Bandeira que foi retirada do mastro foram enterradas em local especialmente preparado. Com a participação da Banda da Polícia Militar, no momento foi tocado o Hino à Bandeira, com letra de Olavo Bilac e música de Francisco Braga.
Exatamente ao meio-dia foram realizados os hasteamentos dos pavilhões nacional e estadual, ao som do Hino Nacional. “A Bandeira Nacional representa à Polícia Militar um símbolo de autoridade, disciplina e compromisso com as pessoas, além de ser um momento de exaltar a importância do respeito à pátria e à sua história”, afirmou o comandante-geral da PMSC.
Fonte: Governo SC