Foto: Helena Marquardt/Ascom SAS
Para capacitar novos gestores municipais, a Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família tem realizado dezenas de orientações técnicas abordando todos os serviços e programas da área social.
Nesta segunda-feira, 18, foi a vez do prefeito eleito de Capivari de Baixo, Claudir Bitencourt, receber as orientações. “Nosso município tem 25 mil habitantes e vejo muita necessidade de investimento na área social e nessa construção acredito que não queremos dar o peixe, mas principalmente ensinar a pescar e a melhor forma para isso é conhecermos todas as ferramentas”, disse.
Na SAS ele e a nova secretária de Assistência Social se reuniram com responsáveis por diversas áreas e receberam orientação sobre temas como o uso dos recursos do cofinanciamento estadual, ações de segurança alimentar e nutricional, inscrição de projetos de habitação e projetos do Fundo Estadual do Idoso (FEI/SC) e Fundo da Infância e da Adolescência (FIA/SC), entre outros.
Ele comenta que essa aproximação entre Estado e Município é fundamental para que os serviços sejam bem executados. “Então estamos aqui buscando esse conhecimento com todas as diretoras da Secretaria para que possamos realmente fomentar o nosso objetivo a partir de janeiro em nossa cidade”, completa.
A secretária da SAS comenta que as reuniões individuais e presenciais com os prefeitos eleitos têm sido diárias e que esta é mais uma ação para garantir que os novos gestores entendam a importância da Política de Assistência Social e possam executar bem seu trabalho na área social.
Durante o Fórum de Governança Municipal, realizado pela Federação Catarinense de Consórcios, Associações e Municípios (Fecam), em Balneário Camboriú no dia 5 de novembro a Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família também entregou aos novos prefeitos eleitos em Santa Catarina um diagnóstico detalhado das Políticas de Assistência Social em todos os 295 municípios.
“Hoje umas das questões que mais temos falado é o uso dos recursos, porque muitas prefeituras recebem os valores do cofinanciamento estadual e ficam com esse dinheiro em conta. Queremos que nas novas gestões que começam em 2025 essa realidade seja diferente para que possamos avançar e a população que mais precisa seja beneficiada”, salienta.
Mais informações:
Jornalista Helena Marquardt (Assessoria de Comunicação).
Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
(48) 3664-0916 e-mail: [email protected]
Fonte: Governo SC