O Núcleo de Educação Infantil Municipal (Neim) Zilda Arns Neumann, no Sul da Ilha, faz da Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) um princípio de suas práticas educativas. Durante o ano inteiro, a unidade realiza atividades que promovem o respeito às diferenças e valorizam a identidade afro-brasileira, indo além das comemorações do Mês da Consciência Negra.
Neste mês de novembro, o Neim está realizando atividades especiais em ambos os turnos, desde a mostra de cinema afro às apresentações musicais e exposições culturais. Na quarta-feira (13), além das exibições de filmes africanos, haverá música, oficina de arte e exposição fotográfica de personalidades negras, como por exemplo Alcione, Gilberto Gil, Elza Soares, e os manezinhos Cruz e Sousa e Antonieta de Barros. Já na terça-feira (19), véspera do Dia da Consciência Negra, a programação inclui cinema afro e oficinas pedagógicas para que as crianças confeccionem colares.
As atividades são planejadas para ocorrer em diferentes ambientes de acordo com sua proposta, permitindo que todas as 245 crianças do G1 ao G6 participem de forma prática e interativa. Para os grupos iniciais, as atividades são focadas na musicalização e na apresentação de instrumentos, como o Maculelê – equipamento musical de origem afro-brasileira -, os grupos com idade mais avançada, participam de contações de histórias, oficinas e exposições que ressaltam a importância da ancestralidade negra.
O principal objetivo é cultivar uma compreensão profunda e respeitosa das diversas identidades e histórias que compõem a nossa sociedade. Ao trazer a temática da cultura africana e afro-brasileira como prioridade da rotina escolar, a unidade ajuda a construir nos estudantes uma base sólida de respeito, valorização e reconhecimento da contribuição da cultura negra para o Brasil. Assim, se promove uma consciência crítica e antirracista desde os anos iniciais, preparando-os para uma convivência justa e igualitária.
Segundo a professora Rozana Maiza Vicente, coordenadora da biblioteca do Neim e responsável pela organização das atividades da ERER, esta abordagem “não é um projeto temporário, mas um princípio essencial que orienta toda a rotina escolar, promovendo uma base de respeito e valorização cultural desde a infância”.
Iniciativas da Secretaria Municipal de Educação
A Secretaria Municipal de Educação (SME) apoia de forma contínua as iniciativas de educação antirracista em toda a rede, promovendo uma formação inclusiva que valoriza a diversidade e a igualdade. No último encontro dos Grêmios Estudantis, cerca de 330 estudantes de 28 unidades educativas se reuniram na Escola Básica Virgílio dos Reis Várzea para debater a importância do antirracismo e da democracia, criando um espaço de diálogo e reflexão sobre o respeito e a diversidade.
Nos dias 21 e 22 de novembro, a SME promove o Seminário de Educação das Relações Étnico-Raciais, um evento de grande importância para aprofundar o conhecimento e desenvolvimento das práticas antirracistas nas escolas e creches.
Fonte: Prefeitura de Florianópolis – SC