Entidades serranas se manifestam na segunda sessão do Alesc Itinerante em Lages

Notícias de Santa Catarina - SC HOJE

Presidente da Amap, Rafael Vieira Grillo
FOTO: Rodolfo Espínola/Agência AL

Nesta quarta-feira (13), segundo dia de Alesc Itinerante em Lages, 14 entidades da região serrana se manifestaram durante a sessão. Após as boas-vindas do vice-presidente da Câmara Municipal, Heron Costa Anderson de Souza, organizações que atuam em diversos setores apresentaram seus trabalhos e trouxeram reivindicações aos deputados. As entidades foram escolhidas pelos deputados da Bancada da Serra na Alesc.

Câmara Municipal de Lages
O vereador Heron Costa Anderson de Souza fez a manifestação de boas-vindas. Ele disse “trazer o abraço da Câmara de vereadores” para os deputados e toda a comunidade lageana. Também entregou ao presidente da Alesc, deputado Mauro de Nadal (MDB), a medalha comemorativa dos 75 anos do legislativo lageano, comemorados neste ano.

Orion Parque de Inovação
Thiago Mazuhy Andrade apresentou o Orion, que é um parque tecnológico e de inovação. Inaugurado em Lages, em 2016, é um espaço para instalação de empresas de tecnologia e inovação. A entidade faz parte da Rede Catarinense de Centros de Inovação e abriga 17 empresas residentes. Andrade mostrou ações do parque, como o programa “Futuros Programadores”, que oferece iniciação nas linguagens de programação de para crianças de 10 a 12 anos. Pediu apoio para finalizar o asfaltamento do Parque e restauração do prédio.

Hospital Infantil Seara do Bem
O Hospital Infantil Seara do Bem foi representado pelo seu vice-presidente, Frederico Manoel Marques. Ele destacou que é o primeiro hospital pediátrico do interior de Santa Catarina e é referência em pediatria nas áreas de saúde mental e UTI infantil e neonatal. Além disso, Marques agradeceu aos deputados da Bancada da Serra, que destinaram R$ 2 milhões de emenda parlamentar ao hospital. O recurso está sendo utilizado para a construção de uma nova UTI.

Creral
João Alderi do Prado, presidente da Cooperativa de Geração de Energia e Desenvolvimento (Creral), apresentou as Usinas Hidrelétricas de pequeno porte que estão sendo construídas pela organização em Santa Catarina. Salientou a Usina Monte Cristo, em Lages, com um investimento de R$ 180 milhões. O projeto inclui a construção de uma ponte que liga Lages a Campo Belo do Sul e será aberta para utilização dos moradores.

Hospital e Maternidade Tereza Ramos
“Sempre buscar melhores condições de atender os pacientes com carinho e excelência”, essa é a missão do Hospital Tereza Ramos, segundo Helder Diolandi. O assessor da Diretora do hospital relembrou que a instituição atende a comunidade lageana há 70 anos, com cerca de mil atendimentos mensais. Para ele, a conquista mais recente foi a construção da emergência em junho deste ano.

Associação de produtores de Maçã de SC (Amap)
O presidente Rafael Vieira Grillo falou do orgulho em representar 2.200 produtores de maçã. “A fruta que mudou a cidade e a região. Atualmente 85% dos produtores são oriundos de pequenas propriedades até cinco hectares, distribuindo renda para 20 mil trabalhadores da formação até a colheita.”

Grillo pediu atenção especial da Alesc e do governo do Estado para que mais técnicos da Epagri auxiliem o produtor de maçã, informando que nos próximos anos a cultura vai dobrar de tamanho apenas com a utilização de tecnologia.

Irmandade Nossa Senhora das Graças
Fundada em 1949, atende atualmente 140 crianças e adolescentes de 6 a 14 anos, em situação de vulnerabilidade. Fortalecer valores, direitos e praticar o amor, a fraternidade e a proteção são o lema da entidade.

A Irmandade pediu apoio para ampliar o seu trabalho de cidadania, em um novo projeto para adolescentes de 13 a 14 anos com aulas de robótica, informática, inglês e educação financeira.

Associação de Produtores de Vime de Bocaina do Sul
José Lindomar de Lins Rosa disse que a entidade foi criada em 2010 para suprir a deficiência de mão de obra na produção de vime. “Nosso centro de vendas às margens da BR-282 começou com 23 famílias e hoje contamos com 300 famílias, atendendo turistas do Brasil e do exterior.”

Ele pediu aos parlamentares melhorias no trevo e na saída da BR-282 em Bocaina do Sul, além da possibilidade de vendas de materiais oriundos do vime para escritórios governamentais.

Instituto José Paschoal Baggio
A diretora executiva Edite Moraes citou educação, cultura, esporte e patrimônio cultural como áreas de abrangência da entidade que atua há 20 anos na Serra. Citou o projeto “Lendo e relendo”, que atingiu mais de 58 mil alunos em 13 municípios da região.

“A tecnologia muda todos os dias, não podemos privar os jovens do conhecimento sobre as novas profissões”, declarou a dirigente.

Acic – Associação Emprresarial de Curitibanos
O presidente Renato Westphal relatou que a Acic possui 68 anos de história e conta com 498 associados, enaltecendo a criação do Polo Tecnológico de Araucária e os 10 anos de atividades da UFSC na cidade.

“Solicitamos à Secretaria Estadual de Infraestrutura o asfaltamento de 12 km da Rodovia Ulisses Gaboardi, que liga o campus da UFSC ao município de São Cristóvão do Sul.”

Pastoral Diocesana de Lages
Representando a Pastoral Diocesana de Lages, padre Álvaro falou sobre a história da instituição quase centenária, que foi instalada no município em 1929 e é considerada uma das mais antigas do estado. A Diocese congrega 26 paróquias, 43 padres, seis diáconos permanentes e cinco seminaristas, além de milhares de leigos, entre homens, mulheres e jovens, que atuam no trabalho de evangelização. O sacerdote pediu apoio para a revitalização do Morro da Cruz, de Lages, que é um local de peregrinação.

Câmara de Dirigentes Lojistas de Lages
O “Serra Catarina – Festival de Inverno” foi destaque na manifestação em tribuna da representante da CDL de Lages, Rosani Pocai. Por meio do evento, a entidade promove a divulgação das principais atrações turísticas dos 18 municípios da região, além de promover atividades em 11 cidades com a valorização das atrações regionais e locais, acessíveis a toda a população e visitantes, gratuitamente. O Festival é promovido durante os três meses do inverno na serra catarinense.

Associação Brasileira de Criadores da Raça Crioula Lageana
O médico veterinário, Marco Antônio Rosa Camargo, representou a Associação Brasileira de Criadores da Raça Crioula Lageana, que atua no fomento da criação destes animais com o objetivo de evitar o risco de extinção. A entidade foi fundada em 2003, conta com cerca de 40 associados e está vinculada ao Ministério da Agricultura. Desde 2008 a Raça Crioula Lageana é reconhecida pelo governo federal como a raça oficial brasileira.

Associação de Capoeira Magia da Bahia
Faltando uma semana para a comemoração do Dia da Consciência Negra, o mestre de Capoeira Leandro Golin falou sobre o trabalho da Associação de Capoeira Magia da Bahia e pediu apoio para o cumprimento da lei federal 12.288, que institui o Estatuto de Igualdade Racial. “Nossos mestres não têm salário digno para trabalhar com a atividade, que preserva a cultura do nosso povo. Não temos capoeira nas escolas, então precisamos fazer com que a lei seja respeita em nosso estado.”

Com a colaboração de Cintia de Oliveira

Fonte: Agência ALESC

Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Leia Mais

Previsão do Tempo

Balneário Camboriú
nuvens quebradas
20.2 ° C
21.2 °
20 °
96 %
3.6kmh
75 %
dom
25 °
seg
25 °
ter
26 °
qua
25 °
qui
26 °

Mais Lidas

-PUBLICIDADE-