Oficina apresentou Equipamentos de Proteção e estruturas da rede coletora. Fotos: Divulgação / Casan
A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) está com uma nova atividade de Educação Ambiental no Projeto Socioambiental das obras de implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) do Saco Grande. A ação, desenvolvida com crianças atendidas pelo Conselho dos Moradores do Saco Grande (COMOSG), em Florianópolis, buscou despertar a curiosidade os estudantes sobre os chamados Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs) e Individual (EPIs). Ao todo, 36 crianças na faixa etária dos 11 e 12 anos participaram do encontro.
Os educadores ambientais levaram uniformes, Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs) e Individual (EPIs), além de acessórios de sinalização, como cerquites e faixas. Para a bióloga Maria Julia da Rosa, que integra a equipe de educadores socioambientais, “as crianças demonstraram grande interesse ao observarem os equipamentos, como luvas, óculos de proteção, capacetes e abafadores de ruídos. A explicação sobre a função de cada item foi essencial para que compreendessem como os equipamentos de uso pessoal, contribuem para a prevenção de acidentes e garantem a segurança dos trabalhadores.”
As crianças também puderam observar a estrutura de um Poço de Visita (PV) e pedaços de diferentes tubulações de ligações internas e do emissário de esgoto. Essas estruturas compõem o Sistema de Esgotamento Sanitário e são instaladas nas obras de assentamento das redes. “Os estudantes agora têm uma nova perspectiva sobre a importância do trabalho de implantação da infraestrutura de esgotamento sanitário, que garante uma comunidade mais saudável e segura. Essa experiência mostra que educação e conscientização podem começar desde cedo e fazer uma grande diferença no futuro”, conclui Maria Julia.
A Casan é parceira do COMOSG, entidade comunitária que oferece atividades de cidadania, esporte e música para crianças e adolescentes no período de contra turno escolar, promovendo atividades de conscientização ambiental para diversas turmas com faixa etária entre 6 e 12 anos. Os projetos e atividades pedagógicas desenvolvidas pela equipe dos Programas Socioambientais envolvem oficinas de arte, cultura, trabalhos manuais e criatividade que abordam diferentes temas relacionados à proteção do meio ambiente e saneamento. As atividades de educação do Projeto Socioambiental das obras foram aprovadas pelo IMA e pela Secretaria Municipal de Educação e serão executadas durante todo o processo de instalação do empreendimento.
Fonte: Governo SC