Foto: Eduardo Valente/Secom
A 37ª edição da Fenarreco, uma das festas mais tradicionais de Santa Catarina, foi oficialmente aberta nesta quinta-feira, 10, em Brusque. Com a presença do governador Jorginho Mello, a cerimônia de sangria do primeiro barril de chope, no Centro de Eventos Maria Celina Vidotto Imhof, marcou o início de uma festa repleta de atrações culturais, gastronomia típica e muita diversão.
O evento, que celebra as tradições germânicas, terá como destaque a culinária tradicional, com pratos como o marreco recheado com repolho roxo, o eisbein (joelho de porco) e o marreco crispy. Além disso, o buffet oferece mais de 60 opções de guarnições e saladas, garantindo que todos os visitantes possam desfrutar do melhor da culinária alemã.
Durante a abertura, o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, ressaltou a importância da Fenarreco para a cultura e o turismo do estado. “A Fenarreco é mais do que uma festa, é uma celebração das nossas raízes. É um momento de confraternização e preservação da rica herança germânica, que contribui de forma significativa para o desenvolvimento do nosso estado”, destacou o governador.
O prefeito de Brusque, André Vechi, também falou sobre o impacto positivo da festa para a cidade. “A Fenarreco é um patrimônio de Brusque e de todos os catarinenses. É uma honra poder, mais uma vez, oferecer ao público uma festa que valoriza nossa cultura e traz tanto retorno para o turismo e a economia local. Esperamos que todos aproveitem cada momento”, afirmou Vechi.
O secretário de estado do turismo, Evandro Neiva, destacou o papel da Fenarreco no fortalecimento do turismo catarinense: “Eventos como a Fenarreco mostram a força do turismo em Santa Catarina. São festas como essa que fazem o nosso estado ser reconhecido nacional e internacionalmente, atraindo turistas de todas as partes e fortalecendo a economia local”.
Programação
Ao longo dos próximos 11 dias, mais de 30 bandas irão embalar os “fenafesteiros” com o melhor da música tradicional alemã, com destaque para a apresentação da Banda Cavalinho, que ocorrerá no sábado, 12. Além da música, a programação inclui diversas brincadeiras típicas, como a corrida do tamanco, chope em metro, e a nova competição “Punho de Aço”, que promete divertir o público.
Este ano, em comemoração aos 200 anos da imigração alemã no Brasil, os grupos folclóricos terão um papel especial, destacando as danças e músicas que mantêm viva a tradição dos imigrantes.
A festa, que vai até o dia 20 de outubro, terá entrada gratuita. A expectativa é de que milhares de visitantes participem dos eventos e desfiles, aproveitando o clima de celebração que marca a Fenarreco.
Texto: jornalista Márcio Pissócaro
Fonte: Governo SC