Comitê de Governança de Privacidade e Proteção de Dados realiza reunião para discutir andamento dos processos de adequação à LGPD

Grupo é responsável por supervisionar e aprovar as Políticas de Segurança da Informação e de Privacidade e Proteção de Dados da PGE/SC

O Comitê de Governança de Privacidade e Proteção de Dados (CGPDP) da Procuradoria-Geral do Estado (PGE/SC) realizou, na tarde da última segunda-feira, 30, uma reunião com seus membros para discutir o andamento do processo de adequação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Participaram do encontro os procuradores-gerais adjuntos para Assuntos Jurídicos, André Uba, para Assuntos Administrativos, Ezequiel Pires, o corregedor-geral, Luiz Dagoberto Brião, e a Encarregada de Tratamento de Dados (DPO), Wendy Diaz Abreu.

Continua após o anúncio

Instância ao mesmo tempo consultiva e deliberativa, o Comitê tem a função de aprovar as Políticas de Segurança da Informação e de Privacidade e Proteção de Dados da PGE/SC e definir o Programa de Adequação à LGPD. O grupo foi instituído pela portaria GAB/PGE nº 75/2021, e é formado pelos procuradores-gerais adjuntos, além do corregedor-geral e do Encarregado de Tratamento de Dados da instituição.

Desde a designação da nova DPO, uma série de iniciativas foram realizadas para aprimorar os sistemas de tratamento de dados na Procuradoria. Entre outras ações, em atuação conjunto com a Assessoria do Gabinete e a Consultoria Jurídica (Cojur), a Encarregada de Tratamento de Dados propôs uma nova regra de sigilo nos processos administrativos cadastrados no PGE.Net. Além disso, foram encaminhadas orientações ao Escritório de Processos, Projetos e Estratégias e à Gerência de Recursos Humanos (Gereh) sobre o aviso de privacidade da plataforma de candidatos à residência jurídica.

Continua após o anuncio

Durante a reunião, os membros do CGPDP discutiram o andamento do processo de elaboração do Inventário de Dados. Etapa essencial na implementação da LGPD na instituição, essa iniciativa envolve o levantamento de todos os dados e informações pessoais que são tratados na PGE/SC. Esse processo contou com a criação de um formulário, a ser preenchido por todos os membros do Grupo de Trabalho Interno, que representam cada um dos núcleos e setores da PGE/SC.

Segundo Wendy, a elaboração do Inventário de Dados é um processo contínuo, que será revisado periodicamente pela Encarregada de Dados Pessoais. Até o momento, foram obtidas 54 respostas, de 20 setores distintos da instituição. “Com as informações obtidas por meio deste formulário, será possível mapear potenciais fragilidades nos sistemas utilizados pela PGE/SC, e planejar as políticas internas de segurança que deverão ser aplicadas na instituição”, explica ela.

Continua após o anúncio

Serão ainda realizadas reuniões com cada um dos setores da Procuradoria para coleta de informações que eventualmente não apareçam nas respostas inseridas no formulário. Nessas reuniões, a DPO poderá acompanhar os processos de tratamento de dados nas rotinas diárias de cada setor, e analisar eventuais pontos a serem melhorados posteriormente.

(Colaboração: Mateus Spiess).

Informações adicionais para a imprensa:

Felipe Reis
Assessoria de Comunicação
Procuradoria-Geral do Estado
[email protected]
(48) 3664-7650 / 3664-7834 / 98843-2430

Fonte: Governo SC

Continua depois do anúncio: FP

PATROCINADO
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Leia Mais

Previsão do Tempo

Balneário Camboriú
nublado
19.5 ° C
20 °
19.5 °
66 %
5.1kmh
100 %
qui
19 °
sex
20 °
sáb
21 °
dom
21 °
seg
21 °

Mais Lidas

-PUBLICIDADE-