Foto: Ricardo Trida / Arquivo / SECOM
Neste mês, Setembro Dourado, o Governo do Estado reforça a importância da conscientização sobre o câncer infantojuvenil. O Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG), em Florianópolis, unidade própria da Secretaria de Estado da Saúde (SES), se destaca por oferecer tratamento oncológico especializado e humanizado. Como uma Unidade de Assistência de Alta Complexidade (Unacon), o hospital também realiza atendimento diário 24 horas para emergências de oncologia pediátrica. Desde janeiro, já foram atendidos 7.154 pacientes no serviço.
O serviço de Oncologia do HIJG atende crianças de 0 a 15 anos que apresentem qualquer tipo de neoplasia. As mais comuns na infância incluem leucemias, linfomas e tumores do sistema nervoso central. “Para a primeira consulta na oncologia, o paciente precisa vir encaminhado, via regulação, tanto da emergência do Infantil quanto de outra unidade. O hospital promove um contato médico imediato para facilitar o acesso rápido dos pacientes à equipe especializada. A sensibilidade dessa doença exige agilidade e atenção dos profissionais. Inclusive, o tratamento pode ser ampliado para outras especialidades, se for o caso do paciente”, explica a oncologista pediátrica Ana Paula Freund, chefe do serviço de Oncologia do HIJG.
Referência no tratamento oncológico, a instituição oferece uma ampla gama de opções de tratamento. Desde a quimioterapia para todas as neoplasias mais prevalentes na infância, imunoterapia, anticorpos monoclonais, terapias alvo, radioterapia, cirurgias e, quando necessário, os pacientes são encaminhados para centros de transplante em todo o país.
A unidade conta com profissionais altamente capacitados, especialistas que oferecem atendimento integral aos pacientes oncológicos pediátricos. A equipe multidisciplinar garante acesso a tratamentos de ponta pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e participa de programas educacionais para aprimorar constantemente as técnicas implantadas pelo corpo clínico.
“Contamos com cinco médicas oncologistas pediátricas, todas com título de especialista e registro de qualificação, sendo que duas delas atuam como médicas paliativistas. Temos também uma equipe do ambulatório composta por duas médicas paliativistas oncologistas, uma enfermeira paliativista, uma psicóloga e uma fonoaudióloga. Além disso, nossa equipe de oncologia inclui odontopediatras, fisioterapeutas e educadores físicos”, explica Ana.
Prevenção
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), as causas do câncer pediátrico ainda são amplamente desconhecidas. Contudo, cerca de 10% dos casos são associados a anormalidades genéticas ou hereditárias. Embora nem todos os casos possam ser prevenidos, adotar um estilo de vida saudável pode ajudar a reduzir o risco.
A prevenção do câncer infantojuvenil inclui consultas regulares ao pediatra para a identificação de sinais de alerta. O diagnóstico precoce aumenta significativamente as chances de um tratamento eficaz. Ter hábitos saudáveis também é fundamental, evitar alimentos ultraprocessados e refrigerantes, ingerir frutas e verduras. Brincadeiras ao ar livre são essenciais para garantir a absorção de vitamina D, que fortalece o sistema imunológico.
Mais informações para a imprensa:
Josiane Ribeiro
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078
[email protected]
Fonte: Governo SC