Foto: Divulgação/SDC
Cerca de 15.064,6 metros cúbicos de sedimentos e entulhos removidos e 1.757 caminhões para transportar todo o volume. Os números registrados desde o início da dragagem realizada no Rio Itajaí-Açu, em Rio do Sul, são resultado do trabalho intenso, que nas últimas semanas foi acelerado ainda mais para levar segurança à população e prevenir de enchentes. Por dia, saem do local cerca de 30 caminhões transportando todo o material retirado.
A transformação já sentida. Num dos pontos mais críticos, entre a ponte Dom Tito Buss e a ponte Governador Ivo Silveira, a profundidade do rio foi ampliada de 40 centímetros para cerca de dois metros.
A obra, que abrange um total de 8,2 quilômetros de extensão, é essencial para prevenir inundações e melhorar a segurança dos moradores da região. Com um investimento de R$16,2 milhões por parte do Governo de Santa Catarina, a intervenção também contempla a limpeza das margens, removendo obstáculos como árvores, lama, areia e objetos que dificultam o escoamento das águas.
O secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil, Fabiano de Souza, destacou a importância da obra para a comunidade. “Como pediu o governador Jorginho Mello ao autorizar a obra, estamos comprometidos em entregar um rio mais seguro para a população. A dragagem do Rio Itajaí-Açu é uma demanda antiga dos moradores e um passo fundamental para evitar novas enchentes como as que ocorreram em 2023”.
Com o tempo seco e ensolarado das últimas semanas, as atividades puderam avançar de forma mais rápida e eficiente. O objetivo é que a conclusão da obra assegure uma infraestrutura hídrica ainda mais robusta e segura para toda região do Alto Vale do Itajaí.
Informações adicionais para a imprensa:
ASCOM | SDC
Texto: Grasiele Aguiar
ASCOM – Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina
Fone: (48) 3664 – 7000
E-mail: [email protected]
Fonte: Governo SC