O atleta de tênis de mesa, Luan Duarte Santos, que será o representante de Santa Catarina no campeonato mundial da modalidade que será realizado na Suécia na categoria sub-15, tem na Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc), uma importante etapa de preparação para a maior experiência que viverá em sua carreira.
Recentemente, Luan foi o vice-campeão pan-americano em torneio realizado na cidade de Lima no Peru e com o resultado garantiu a sua presença no mundial. Nas competições da Olesc, o mesa-tenista defende a equipe de Florianópolis e está presente neste evento pela terceira vez em sua carreira.
A chegada no Oeste do estado para a disputa das competições, foi poucos dias após retornar do Peru onde conquistou um resultado que já entra para a história da modalidade em Santa Catarina. O jovem atleta fala do orgulho que proporcionou para o estado e também para a sua família, grande apoiadora e incentivadora da carreira.
“A minha família ficou muito feliz com o meu resultado no campeonato pan-americano no Peru e para mim foi também um momento muito grande já que sou um atleta bastante jovem e estou realizando muitos sonhos nesta modalidade que escolhi para a minha vida. Sempre sonhei em disputar grandes competições e felizmente o maior deles está perto de acontecer com o campeonato mundial na Suécia. Recentemente, tive algumas experiências fora do Brasil como no campeonato sul-americano escolar do Chile em 2023 e também agora no Peru, então são competições que fazem com que eu cresça muito como pessoa e como atleta”, explica o mesa-tenista.
História
Luan Duarte Santos de 15 anos é nascido em Joaçaba e ao longo da sua vida já morou em diferentes municípios catarinenses sempre acompanhando a família.
O instinto batalhador e dedicado com que administra a carreira, é ressaltado pelo técnico Fábio Silva, técnico de Luan e da equipe de Florianópolis, além de grande responsável pelo momento que o atleta vive.
“O Luan é um menino jovem mas, experiente. Se mudou com a sua família algumas vezes, o que cria uma bagagem de vida muito interessante. Desde que chegou em Florianópolis para treinar conosco cresceu muito e é merecedor de tudo isso que está vivendo. Será o único representante de Santa Catarina no campeonato mundial sub-15, então é um feito bastante grande para ele para todos que participam de sua carreira”, detalha Fábio.
“A Olimpíada Estudantil Catarinense, entre outros eventos da Fesporte dos quais ele participou fazem parte desta trajetória pois foi também onde ele cresceu muito como mesa-tenista”, finaliza.
O campeonato mundial sub-15 e sub-19 acontece entre os dias 22 a 29 de novembro, em Helsingborg, na Suécia.
Fonte: Governo SC