Servidores da Secretaria de Estado da Educação (SED) participaram de uma imersão com profissionais do Google. O objetivo da iniciativa foi conhecer as novidades da plataforma, como uso de inteligência artificial, para implementar nos âmbitos pedagógico e administrativo da Secretaria. O encontro aconteceu nesta segunda-feira 19, no auditório da SED.
A parceria entre SED e Google existe por meio de um convênio com o Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), sem custos para o Governo do Estado. A intenção agora é aprimorar o uso das ferramentas para melhorar o aprendizado dos estudantes, aumentar a praticidade dos processos e propiciar diagnósticos mais precisos do que acontece nas aulas, principalmente as remotas.
“Enxergamos a tecnologia como uma ferramenta essencial para qualificar o processo de ensino-aprendizado e também para otimizar a gestão como um todo. Estamos buscando parcerias para implementar melhorias sempre que possível”, destaca André Brito Salustiano, gerente de Tecnologia da Informação e Comunicação da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina.
Com o intuito de avançar com o uso das ferramentas na rede estadual de ensino, recentemente, houve um ajuste administrativo na estrutura da SED, em que a gestão das equipes técnicas e pedagógicas dos Núcleos de Tecnologias Educacionais (NTEs) foram unificadas na Gerência de Tecnologia da Informação e Comunicação (GETIC).
Os NTEs são fundamentais neste processo para fazer o elo entre as diretrizes da SED e a atuação dos usuários da rede de ensino. Buscando reforçar ainda mais o conhecimento e fortalecer vínculos com o órgão central, os servidores atuantes nos NTEs participaram da imersão remotamente.
A iniciativa ressalta mais uma vez o compromisso da atual gestão com a qualidade e evolução da educação catarinense. Entre as novidades implementadas desde o início de 2023, estão o curso de formação para professores de Língua Portuguesa e Matemática, com foco na recomposição da aprendizagem, os três ciclos de avaliação anuais no Ensino Fundamental, o programa CaTec (catarinense técnico), e os Núcleos de Acompanhamento e Formação nas Coordenadorias Regionais de Educação.
Fonte: Governo SC