Foto: Jonatã Rocha/Secom
Os esforços do Governo do Estado em fomentar o ecossistema de inovação em Santa Catarina e levar serviços mais modernos e qualificados ao cidadão catarinense marcaram a abertura nesta quarta-feira, 14, do Startup Summit em Florianópolis – um dos maiores eventos do gênero da América Latina e que vai até sexta, 16. O setor representa 7,5% do PIB estadual e movimenta R$ 40 bilhões, gerando mais de 86 mil empregos em mais de 27 mil empresas.
Os números foram apresentados pelo secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Fett, em sua fala durante a abertura. “Foi por conta de números como esses, que dão a ideia da pujança do setor em Santa Catarina, e de sua visão de futuro que o governador Jorginho Mello criou a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação. Desde então temos buscado uma aproximação constante com o setor para a construção de políticas públicas que possam melhorar o ambiente de negócios e aumentar a nossa competitividade econômica”, disse.
O secretário ainda destacou as iniciativas já realizadas nesse um ano e oito meses da criação da nova pasta, como o fortalecimento da rede de centros de inovação, o aumento do volume de financiamentos por meio de programas como o Pronampe Inovação, o investimento em infraestrutura de conectividade, elevando o percentual de cobertura fixa e móvel em todo o estado, a promoção da internacionalização das empresas de tecnologia.
“A fórmula para o desenvolvimento de um ecossistema de inovação passa por investimentos em conhecimento, financiamento, infraestrutura, ambiente legal e capital humano. O Startup Summit é a grande vitrine do ecossistema catarinense para o Brasil e para o mundo. Momento de conhecer tendências e de troca de experiências, fundamental para florescer o empreendedorismo inovador”, ressaltou.
Estande do Governo do Estado
O Governo do Estado ainda está presente no evento em um estande em conjunto entre a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI) e a Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviço (Sicos). No local, estão sendo promovidos palestras e podcasts para debater a integração do setor público ao de tecnologia.
No Fapesc Pod desta quarta, estiveram reunidos o secretário da SCTI, Marcelo Fett, o secretário de Estado da Comunicação, João Paulo Gomes Vieira, e a presidente da Acafe, Luciane Ceretta. Os três debateram os movimentos do Estado para a integração de diferentes setores com o de tecnologia, além da criação do Universidade Gratuita, que vai, entre tantas outras ações, formar mão de obra qualificada e preparada para o mercado de inovação.
“A melhoria da vida das pessoas se dá pelo investimento no conhecimento e a inovação dá um upgrade na matriz acadêmica, deixa formação menos engessada, é pautada mais no formato pela experiência. E o governador Jorginho Mello, nessa política muito disruptiva do Estado, chega com a ideia do Universidade Gratuita, que já tem mais de 27 mil estudantes beneficiados”, disse a presidente da Acafe.
O secretário da Comunicação destacou a integração das pastas do Estado para fomentar o ambiente de inovação e atrair cada vez mais empresas e mão de obra qualificada. “O governador Jorginho Mello sempre deu grande importância para a Educação, incluindo a do jovem. Então ele criou o Universidade Gratuita, o Catec, que fornece formação técnica. Temos outros movimentos como o de abrir voo direto para Lisboa, que é uma cidade extremamente inovadora. Já estamos em processo de divulgar Santa Catarina para Portugal. Tudo isso faz parte de uma agenda muito colegiada entre as pastas do Governo para que Santa Catarina continue atraindo jovens, mão de obra e empresas, não só pelas belezas naturais, mas pelas oportunidades e por essa capacitação”, destacou João Paulo.
Startup Summit
Considerado um dos maiores eventos de inovação da América Latina, o Startup Summit receberá mais de 200 palestrantes nacionais e internacionais para abordar temas como tendências, investimentos, marketing e vendas, tecnologia e produto, indústria 4.0, energia, agronegócios, governança e fusões e aquisições. Além das palestras, o evento terá área de negócios com as principais empresas do setor. São esperados 10 mil participantes no evento, que tem a realização da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate) e do Sebrae Startups.
Fonte: Governo SC