Com a oferta de mais um curso gratuito, a CASAN disponibiliza em seu site contatos de profissionais que podem auxiliar moradores na avaliação das adaptações necessárias para conexão ao novo Sistema de Esgoto de Ipira e Piratuba.
Como as obras internas são responsabilidade do proprietário, os contatos de pedreiros, encanadores, instaladores hidráulicos e outros profissionais que participaram do curso podem ser referências para solicitação de diferentes orçamentos.
Ligações autorizadas
Com avisos nas faturas e comunicados em veículos de comunicação, a CASAN já autorizou a conexão de imóveis residenciais e estabelecimentos comerciais ao novo sistema de esgotamento sanitário.
Nesta primeira etapa serão atendidos em Ipira imóveis do Bairro dos Estudantes e Hospital, além de partes do Centro. Em Piratuba serão beneficiados imóveis da região do Balneário e da Avenida Dezoito de Fevereiro.
A orientação da Companhia é de que os proprietários busquem o auxílio de um encanador, pedreiro ou de um instalador hidráulico para verificar as instalações internas de esgoto. Depois é necessário providenciar adaptações para que o fluxo seja direcionado à Caixa de Inspeção (CI).
Com a autorização de conexão ao sistema, o faturamento pelos serviços de coleta e tratamento será iniciado no mês de agosto. O primeiro pagamento deverá ser realizado em setembro.
Como fazer a ligação?
Há um conjunto de orientações a serem seguidas e que podem ser visualizadas neste link. Você pode também acessar o fôlder digital que explica como fazer a conexão.
Água das calhas vai para rede de esgoto?
Não! Água da chuva não é esgoto e não pode ser direcionado para a rede coletora, pois pode provocar diversos problemas, como extravasamentos nas ruas. Essa água deve ser encaminhada à rede de drenagem.
Caixa de gordura deve ser mantida?
Sim. Antes de ser direcionado para a rede coletora, o esgoto de pias de cozinha e churrasqueiras deve passar por uma caixa de gordura, que retém esse resíduo para evitar o entupimento das tubulações.
O que faço com a fossa séptica?
Após direcionar o fluxo do sistema individual de esgoto para a Caixa de Inspeção (CI), a CASAN recomenda desativar e aterrar fossa e sumidouro, para evitar formação e acúmulo de gases. Um dos benefícios dos bairros que receberam rede é que os imóveis dessas áreas não precisarão mais acionar serviços Limpa-Fossa, como era recomendado.
Fonte: Governo SC