Foto: Divulgação IMA
Os servidores do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) apresentaram um novo sistema desenvolvido para automatizar o fluxo de informações das campanhas de recolhimento de pneus inservíveis realizadas no âmbito do Programa Penso, Logo Destino (PLD) no estado. A iniciativa visa dar mais celeridade aos recolhimentos eventuais que envolvem a contagem dos pneus em um único ponto, e também, aos recolhimentos itinerantes realizados em pontos diferentes dos municípios que participam das campanhas.
A apresentação da nova ferramenta ocorreu nesta segunda-feira, 29, no auditório da sede do Instituto. A presidente do IMA, Sheila Meirelles, esteve presente na reunião e destacou que o Instituto tem investido, constantemente, em novas tecnologias para aperfeiçoar as ações que envolvem a gestão ambiental no estado.
“O IMA conta com uma equipe técnica altamente qualificada que desenvolve sistemas inéditos para consolidar com segurança as informações provenientes das atividades, projetos e programas desenvolvidos pelo Instituto como o PLD, que poderá aumentar a potencialidade do recolhimento e da destinação adequada de resíduos sólidos no estado através da nova tecnologia”, pontuou a presidente.
A intenção é permitir que os municípios tenham um canal on-line para consolidar dados sobre a contagem de resíduos e sobre a localização para recolhimento oferecendo ao mesmo tempo uma ferramenta de gestão para o IMA, DIVE/SES, RECICLANIP e Xibiu. O sistema será implantado em formato de projeto-piloto nos municípios de Canoinhas e Itajaí já na campanha de recolhimento de pneus do segundo semestre deste ano cujas inscrições começam no próximo dia 5 de agosto.
O sistema foi desenvolvido pelo gerente de Geoprocessamento do IMA, Djoni Antonio da Silva, e pelo gerente de Tecnologia da Informação do IMA, Thiago de Andrade Ávila. Toda a rede de parceiros, incluindo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE/SES), a RECICLANIP, a Recicladora Xibiu, os coordenadores do PLD das regionais do IMA de Canoinhas e Itajaí, assim como, os coordenadores municipais das respectivas cidades foram apresentados a nova ferramenta.
Para o coordenador estadual do PLD, Cicero Luis Brasil, a informação em tempo real para tomada de decisões desde a autorização até o carregamento do município é extremamente importante. “Devido ao grande número de municípios inscritos na última edição, constatamos que muitos tinham mais pneus do que o informado na data da contagem. Agora, com a chegada do novo sistema, tanto a contagem dos pneus quanto o planejamento dos roteiros de recolhimento serão ainda mais assertivos”, destacou o coordenador.
Fonte: Governo SC