Embrapa Suínos e Aves apresenta ações e desafios na Comissão de Economia

Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

Deputado Jair Miotto e o chefe geral da Embrapa Suínos e Aves (SC), Everton Krabbe
FOTO: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL

Continua após o anúncio

A Comissão de Economia, Ciência, Tecnologia e Inovação recepcionou, na tarde desta quarta-feira (10), o chefe geral da Embrapa Suínos e Aves, com sede em Concórdia, Everton Krabbe, que falou dos projetos, pesquisas e demandas para o aperfeiçoamento da indústria de carnes.

O convite partiu do presidente do colegiado, deputado Jair Miotto (União). “Uma explanação minuciosa com o compartilhamento de novas tecnologias, que nos lembra que precisamos ficar atentos com a manutenção do nosso status sanitário, para que possamos continuar exportando proteína animal de qualidade.”

Continua após o anuncio

O parlamentar mencionou os gargalos de logística para que os insumos cheguem às empresas produtoras de suínos e aves. “Sabemos que o custo de produção é alto, então é preciso pensar na produção interna ou na construção de ferrovias ligando Santa Catarina com o Centro Oeste e Paraná.”

No mesmo sentido, Everton Krabbe destacou o desafio de abastecimento de cereais, como o milho, de regiões distantes. “São 5 milhões de toneladas/ano de déficit, Santa Catarina precisa ter uma política de incentivo para reverter esta situação. Afinal, a nossa suinocultura é uma das mais competitivas do mundo.”

Continua após o anúncio

Ele concordou com Miotto que a questão sanitária é essencial para o setor. “Doença não avisa. Há os javalis, o trânsito de veículos, temos que ter cuidado pois a sanidade não pode ser compromnetida.”

O dirigente discorreu sobre projetos e pesquisas da Embrapa visando à sustentabilidade, bem-estar animal e a preocupação em produzir vacinas para animais. “Atualmente importamos estas vacinas, mas o Brasil tem conhecimento, microorganismos e insumos para produzir vacinas para o nosso mercado.Fica aqui a provocação para o governo do Estado.”

Projetos aprovados
PL 221/23 – Deputado Delegado Egidio (PL): dispõe sobre a proibição de comercialização de medicamentos denominados “anticio” para as espécies que especifica.

PL 417/23 – Deputado Jair Miotto: dispõe sobre a criação do Selo de Conformidade Digital para empreas que atuam em Santa Catarina.

PL 29/24 – Deputado Marcos da Rosa (União) : reconhece o mel produzido no Estado como de relevante interesse econômico e social.

PL 344/23 – Deputado Emerson Stein (MDB) : veda às instituições financeiras, correspondentes bancários e sociedades de areendamnto mercantil, direto ou por intermédio de pessoa física ou jurídica, a realização de qualquer atividade de telemarketing atico com contúdo de publicidade , oferta comercial ou manifestação tendente a convencer aposentados, pensionistas e titulares de BPC a contratarem empréstimos ou financiamentos de qualquer natureza.

Rubens Vargas
Agência AL

Fonte: Agência ALESC

Continua depois do anúncio: FP

Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Leia Mais

Mais Lidas

-PUBLICIDADE-