Comissão de Agricultura aprova moção para agilizar exportação de maçã de SC

Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

FOTO: Vicente Schmitt/Agência AL

Continua após o anúncio

Reunida na tarde desta terça-feira (9), a Comissão de Agricultura aprovou moção endereçada ao Congresso Nacional, Bancada Federal e Ministério da Agricultura para que seja instalada na Serra uma unidade técnica para agilizar o atestado fitossanitário para exportação de maçã.

Demanda antiga dos produtores de Fraiburgo e São Joaquim, a reivindicação será levada a plenário pelo presidente do colegiado, deputado Altair Silva (PP). “Ouvimos os representantes da cadeia produtiva da maçã, que precisam levar o seu produto, que é perecível, para inspeção sanitária até Vacaria (RS), causando transtornos pela perda da qualidade e do faturamento.”

Continua após o anuncio

Para o presidente da Associação dos Produtores de Maçã e Pera de SC (Amape), Rafael Grillo, a expectativa do setor é de avançar nas exportações caso o Estado tenha uma unidade técnica do Ministério da Agricultura. “Assim teríamos um ganho logístico de 12 dias, algo essencial para os pequenos produtores que vivem exclusivamente da renda da maçã, 90% do total dos 2 mil produtores de Santa Catarina.”

Mapa
O superintendente substituto do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), André Vallim, afirmou que há uma limitação de pessoal para a instalação, a curto prazo, de uma unidade técnica. “No entanto, podemos formar forças-tarefa no pico da safra, de março a junho, fazendo inspeção sanitária nas empresas ou nos portos, neste caso com reforço de equipes do Mapa.”

Continua após o anúncio

Parriciparam tabém da reunião os deputados Massoco (PL) e Oscar Gutz (PL), além de integrantes da Amape e da Associação Brasileira dos Produtores de Maçã (ABPM).

Rubens Vargas
Agência AL

Fonte: Agência ALESC

Continua depois do anúncio: FP

Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Leia Mais

Mais Lidas

-PUBLICIDADE-