Udesc Faed realiza primeiro Encontro Catarinense de Cartografia em agosto

O Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), por meio do Laboratório de Geoprocessamento (Geolab), promove em 9 de agosto o 1º Encontro Catarinense de Cartografia (ECCA), no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis. O evento é realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Planejamento de Santa Catarina (Seplan) e o Instituto Federal de Santa Catarina (Ifsc).

A primeira edição do ECCA tem o objetivo de ressaltar a importância da cartografia à sociedade, por meio da aproximação da linguagem técnica da área a planejadores, urbanistas, gestores e população em geral. 

Continua após o anúncio

A programação inclui palestras e mesas redondas com especialistas e gestores públicos para troca de experiências, além do debate sobre os desafios enfrentados no campo da cartografia no Estado. O encontro é voltado a profissionais e usuários da cartografia, no âmbito municipal e estadual, e contará com a presença de autoridades políticas e pesquisadores da área.

O evento destacará a relevância dos dados cartográficos para o planejamento e gestão territorial, além da compreensão mais acessível dos documentos para o desenvolvimento sustentável e a construção de políticas públicas. O encontro marca ainda os dez anos da entrega do projeto intitulado “Levantamento Aerofotogramétrico do Estado de Santa Catarina”, que mapeou todo o território catarinense na escala de 1:10.000 e permitiu a elaboração de produtos cartográficos de alta qualidade técnica sobre a área, tais como imagens aéreas, ortofotomosaicos e modelos digitais altimétrios e da hidrografia.

Continua após o anuncio

As inscrições são gratuitas pelo site oficial do evento. Confira também a programação completa.

Submissão de relatos técnicos

Continua após o anúncio

Profissionais e usuários da cartografia que atuam em atividades pautadas no dado e informação geográfica e cartográfica, no âmbito municipal e estadual, poderão submeter até 17 de julho relatos técnicos nos seguintes eixos temáticos do evento:

  • Base Cartográfica e Dados de Referência – criação e manutenção das bases cartográficas essenciais, como cartografia cadastral e Rede de Referência Cadastral Municipal (RRCM).
  • Uso da Base de Dados Geoespaciais (Aerolevantamento de 2012) – relatos e experiências apresentando as aplicações e usos dos dados geoespaciais a partir dos levantamentos aéreos oficial do Estado e dos municípios.
  • Atualização Cartográfica e Dados Geoespaciais – apresentação de técnicas e metodologias voltadas à manutenção atualizada dos dados cartográficos.
  • Inovando na Cartografia e Integração – aplicação de novas tecnologias e métodos voltados a produção e uso da cartografia, bem como a integração entre diferentes formatos de dados.

A submissão de trabalhos deve ser feita no site oficial.

Exposição sobre o desenvolvimento da cartografia

Paralelamente ao evento, o Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS), também no CIC, promoverá a exposição “O Desenvolvimento da Cartografia de Santa Catarina e os 10 anos do Levantamento Aerofotogramétrico do estado”, que ilustrará a evolução da cartografia catarinense.

A exposição ocorre entre 22 de julho a 25 de agosto e incluirá demonstrações de tecnologias utilizadas nesta área de conhecimento, como realidade aumentada e virtual, imagens aéreas de diferentes períodos e amostras de impressões 3D do território catarinense.

Assessoria de Comunicação da Udesc Faed
E-mail: [email protected]

Fonte: Governo SC

Continua depois do anúncio: FP

Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Leia Mais

Previsão do Tempo

Balneário Camboriú
nevoeiro
15.3 ° C
15.9 °
15 °
97 %
2.1kmh
100 %
qui
22 °
sex
21 °
sáb
22 °
dom
21 °
seg
17 °

Mais Lidas

-PUBLICIDADE-