Os estudantes, do Polo EJA/NETI/UNAPI-UFSC, que é parte integrante do núcleo EJA Centro I, estiveram no Jardim Botânico de Florianópolis para uma manhã diferente no parque, acompanhados por professoras, articuladora e coordenadora.
Em meio ao verde, os idosos das turmas de primeiro e segundo segmentos participaram de uma vivência de danças circulares sagradas com a focalizadora Cristiane Lopes, professora aposentada da Prefeitura, que fez a atividade a convite da professora Gabriela Albanás, do Programa Saúde na Escola (PSE).
As danças circulares sagradas são uma forma de expressão artística e cultural que têm raízes profundas em diversas tradições ao redor do mundo. Promovem autoconhecimento, interação consigo, com o outro e com o ambiente e suas tradições por meio de músicas cativantes.
A experiência proporcionou conexão, alegria e movimento aos idosos. De acordo com o seu Olmiro Ignácio Heinen, 79 anos, “não poderia ter sido melhor”. Adélia Domingues, a mais velha do grupo, tem 89 anos de idade. “A dança nos deixa mais vivos e alegres”, disse ela.
A atividade foi uma iniciativa do Programa Saúde na Escola em parceria com a articuladora do NETI/UNAPI/ Núcleo Centro I da EJA, Regina Helena Seabra. O Polo NETI/UNAPI funciona nas instalações do Núcleo de Estudos da Terceira Idade da Universidade Federal de Santa Catarina, no Campus Trindade, e atende cerca de 30 estudantes, entre 51 e 89 anos.
A EJA, Educação de Jovens, Adultos e Idosos, é uma modalidade de ensino ligada à Secretaria de Educação de Florianópolis. As matrículas, para pessoas a partir de 15 anos de idade, podem ser feitas a qualquer tempo. Para estudarem no polo NETI/UNAPI, os estudantes precisam ter a partir de 50 anos. Os estudantes se alfabetizam (primeiro segmento) e concluem o ensino fundamental (segundo segmento) . Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone 3212-0925.