Bombeiros concluem curso de abordagem a tentativas de suicídio em Criciúma

Fotos: Divulgação / CBMSC

O primeiro curso de Abordagem Técnica a Tentativas de Suicídio, promovido pelo Corpo de Bombeiros de Santa Catarina (CBMSC), terminou nesta sexta-feira, 5. Iniciado na segunda-feira, dia 1º, o curso contou com a participação de 28 bombeiros de diversas regiões do estado, além de dois policiais civis. As instruções foram realizadas em Criciúma. 

Continua após o anúncio

A capacitação foi divida em parte teórica e prática, ministrada pelo tenente-coronel Diógenes Munhoz, do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar de São Paulo, e sua equipe, reconhecida como referência na área devido à vasta experiência em ocorrências de tentativas de suicídio.

Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

Durante as simulações, os bombeiros realizaram abordagens a atores, que eram os próprios alunos, que se passavam por vítimas de tentativas de suicídio, sendo avaliados pelos instrutores para identificar pontos fortes e áreas de melhoria. “Dessa forma, eles conseguem ter uma pequena noção de como a vítima se sente em uma abordagem, podendo relatar os detalhes para a equipe e assim melhorando o que for necessário”, destacou o tenente-coronel Diógenes.

Continua após o anuncio

“É gratificante ver o comprometimento desses profissionais em buscar uma formação mais aprofundada e qualificada. Quando nós tivemos a ideia de trazer esse curso para a nossa região, foi buscando oferecer um atendimento mais humanizado e eficaz, salvando vidas e proporcionando suporte às vítimas e suas famílias”, frisou o tenente-coronel Henrique Piovezam da Silveira, comandante do 4° Batalhão de Bombeiros Militar (4°BBM) de Criciúma.

Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

A cabo Muriel Luft, que atualmente trabalha no quartel do CBMSC em Cunha Porã, relatou um pouco sobre a experiência em participar do curso. “Esse treinamento foi uma experiência transformadora. As técnicas e estratégias que aprendemos serão fundamentais para melhorar nosso atendimento em situações dessa natureza. Saímos daqui mais preparados e confiantes para lidar com esses casos tão delicados, oferecendo um suporte melhor e mais qualificado para as vítimas”, afirmou. Além disso, os 30 alunos foram  certificados e, agora, estão aptos a ministrar este curso para outras pessoas.

Continua após o anúncio

As sessões teóricas aconteceram na Associação Empresarial de Criciúma (ACIC), onde foram repassados os materiais de técnicas e estratégias de abordagem. Já as atividades práticas foram realizadas no Iparque – Unesc, onde os participantes puderam aplicar os conhecimentos adquiridos em situações simuladas.

Além das duas entidades, o evento conta com o apoio do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar de São Paulo, ACIC, Novotel e Ibis Hotel.

Fonte: Governo SC

Continua depois do anúncio: FP

Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Leia Mais

Mais Lidas

-PUBLICIDADE-