Udesc Cead aborda cidadania com ações de educomunicação em escolas públicas

Trabalhar a cidadania no ambiente escolar com ações de educomunicação – esse é o foco de uma iniciativa desenvolvida há quase dez anos no Centro de Educação a Distância (Cead), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

Criado em 2015, o Educom.Cine: Audiovisual, Educação e Cidadania é hoje um dos programas de extensão permanentes da Udesc Cead – uma faixa especial de ação extensionista instituída pela universidade para apoiar a consolidação de seus programas com melhor avaliação.

Continua após o anúncio

O coordenador, Rafael Gué Martini, explica que as ações de educomunicação são voltadas a estudantes da educação básica, professores e comunidades escolares.

Atualmente, as atividades ocorrem em duas escolas básicas municipais de Florianópolis: a EEB Albertina Madalena Dias, no Bairro Vargem Grande, e a EEB Maria Tomázia Coelho, no Bairro Santinho.

Continua após o anuncio

Produções colaborativas

O objetivo geral do programa é “promover práticas pedagógicas educomunicativas que integrem a comunidade escolar, bem como demais interessados no seu entorno, em processos de alfabetização midiática e informacional por meio da produção audiovisual, considerada como linguagem áudio-scripto-visual”.

Continua após o anúncio

“Buscamos facilitar a expressão dos participantes na produção colaborativa de vídeos, animações, programas de rádio, apresentações de slam, postagens em redes sociais, artigos em blogs e materiais gráficos”, explica Martini.

Realizada por equipes formadas por alunos, professores, integrantes da comunidade escolar, bolsistas de graduação e profissionais convidados, as produções resultam em obras que são socializadas em eventos, como em exibições nas escolas e em festivais, e nos canais de comunicação das instituições e pessoas envolvidas.

Os vídeos também ficam disponíveis no canal do Educom.Cine no Youtube, que tem, atualmente, 28 publicações.

Vargem Grande

As ações na EEB Albertina Madalena Dias, no Bairro Vargem Grande, são realizadas desde o primeiro ano do Educom.Cine, e resultaram em diversos audiovisuais, dentre eles o curta “Os Pipocas”, selecionado para a 23ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis (veja abaixo).

Conforme o professor Martini, os impactos gerados na comunidade escolar, decorrentes dos resultados e produtos desenvolvidos, fizeram com que a educomunicação fosse inserida como um de seus eixos no projeto político pedagógico da escola a partir de 2020.

Um dos projetos em andamento na escola com apoio do Educom.Cine é o Imprensa Jovem, feito pelos estudantes. Nesta semana, eles entrevistaram o educador social Edsoul Amaral como parte da produção.

Santinho

Já na EEB do Bairro Santinho, as produções têm parceria com o Núcleo de Cinema Maria Tomázia Coelho (NMTC), projeto pioneiro na produção cinematográfica na rede de ensino, que também publica os conteúdos no YouTube, em um blog e no Instagram.

Um dos filmes produzidos no ano passado, chamado “A Fazenda”, conta a história de um cachorro que é abandonado após ficar cego em um acidente. De autoria do estudante Arthur Pagno Carvalho, do oitavo ano, a obra foi a primeira do núcleo a contar com audiodescrição (veja abaixo).

Pesquisa e publicações

Martini destaca que o programa resultou em diversos produtos e publicações científicas, incluindo cinco capítulos de livro, seis resumos e artigos publicados em eventos, dois artigos em revistas, quatro minicursos, videoaulas, trabalho de conclusão de curso na graduação e duas teses de doutorado.

Uma das teses é de autoria do coordenador do programa: desenvolvida na Universidade do Minho (Uminho), em Portugal, na área de Educação e na linha Tecnologia Educativa, o estudo de caso sobre a primeira edição do Educom.Cine foi defendido em 2019.

Ensino

Na área de ensino, o programa tem participação de estudantes do curso de Pedagogia à distância, como atividade vinculada à curricularização da extensão.

Neste ano, atuam como bolsistas Alessandra Santos, Chiara Pacheco Pettenon, Clara Rovaris Bettiol, Eduardo Lopes Fagundes, Lara Oliveira e Lucas Eccher.

Em 2023, a equipe de bolsistas e o coordenador do programa gravaram um relato sobre as realizações do ano para o 19º Seminário de Extensão, Pesquisa e Ensino (Sepen) da Udesc Cead. Assista ao vídeo.

Linhas de ação

O professor explica que o programa segue cinco linhas de ação: “As produções são pautadas por vivências socioambientais de troca de experiência dentro das temáticas de interesse dos alunos e da comunidade. Essas vivências são complementadas com pesquisas na internet, quando são trabalhadas a alfabetização informacional e o combate à desinformação”, afirma.

Também são parte do escopo a formação da comunidade escolar, e a produção e difusão da cultura local e escolar. “Pretende-se que a expressão criativa e comunicativa dos estudantes e de suas comunidades possa ser ouvida em suas próprias localidades e também divulgada em canais virtuais com potencial de alcance global.”

Parcerias

O Educom.Cine é vinculado ao Laboratório de Educação, Linguagem e Arte (Lela), da Udesc Cead, e aos programas de pós-graduação em Artes Visuais (PPGAV) e em Música (PPGMUS), do Centro de Artes, Design e Moda (Ceart), e em Gestão da Informação (PPGGI), da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc).

A iniciativa conta com cerca de 40 parcerias, incluindo grupos comunitários (além do NCMT, o Batalha de Ideias, o Coletivo Memórias do Mar, o Eu Sou Jacaré Poiô e o Engenho do Zé), movimentos sociais e organizações não-governamentais.

No Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), o programa tem apoio logístico e operacional dos laboratórios de Imagem e Som (LIS) e de Mídias e Práticas Pedagógicas (Lampe), do Programa Expedições Geográficas e do Núcleo de Estudos Ambientais (NEA). Na Udesc Ceart, participa o Luz Laboratório Cênico.

Assessoria de Comunicação da Udesc Cead
Jornalista Gustavo Cabral Vaz
E-mail: [email protected]
Telefones: (48) 3664-8454 

Fonte: Governo SC

Continua depois do anúncio: FP

Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Leia Mais

Previsão do Tempo

Balneário Camboriú
nevoeiro
15.3 ° C
15.9 °
15 °
97 %
2.1kmh
100 %
qui
22 °
sex
21 °
sáb
22 °
dom
21 °
seg
17 °

Mais Lidas

-PUBLICIDADE-