Presidente da Fesporte assegura cumprimento do calendário esportivo de 2024

Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

FOTO: Solon Soares/Agência AL

Continua após o anúncio

A reunião da Comissão de Esportes e Lazer desta terça-feira (2) teve participação do presidente da Fesporte (Fundação Catarinense de Esporte), Freibergue Rubem do Nascimento. Ele apresentou os trabalhos da pasta e respondeu os questionamentos dos deputados. A participação foi requerida pelo deputado Carlos Humberto (PL).

Neste ano, a Fundação teve dificuldade na organização do Parajasc (Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina). As provas de atletismo e bocha foram canceladas por falta de árbitros, que não atuaram pela alegação da Federação Catarinense de Atletismo (FCA), a qual são vinculados, da remuneração ser abaixo do requisitado. O cancelamento afetou cerca de 800 atletas.

Continua após o anuncio

O presidente do colegiado, deputado Fernando Krelling (MDB), manifestou preocupação com o cumprimento do restante do calendário esportivo deste ano. Para que não se repita o que aconteceu no Parajasc, “chegar na competição e, simplesmente, não termos algumas modalidades”. O cumprimento foi assegurado pelo presidente da Fesporte.

“Nosso compromisso é fazer com que o calendário seja cumprido em sua plenitude”, disse Freibergue. No entanto, respondendo sobre o andamento da situação com a arbitragem do atletismo, disse ainda haver uma dificuldade de diálogo com a FCA.

Continua após o anúncio

Ele disse estar aberto para a negociação com a entidade, cuja participação é necessária para que as provas de atletismo sejam concluídas nos eventos esportivos. O deputado Mário Motta (PSD) também fez um apelo para a Fedsporte para que esse diálogo seja aberto pelo “bem do esporte”.

Segundo Krelling, durante audiência pública sobre falta de árbitros no Parajasc, realizada em 12 de junho pela Comissão, ficou claro que o que está faltando para a retomada do diálogo com a Federação Catarinense de Atletismo é um “pedido de desculpas da Fesporte”.

Calendário de 2025
Segundo o presidente da Fesporte, em 2025 o calendário de competições será mais “enxuto”. Há a pretensão de aumentar o número de servidores na Fesporte, com servidores temporários, para dar conta das demandas.

“A gente tem que ter muita atenção quando deixa enxuto o calendário esportivo, para não tirar a oportunidade, principalmente de crianças e jovens”, alertou Fernando Krelling.

Freibergue também disse que o edital do Bolsa Atleta está sendo elaborado para que no início do próximo ano se pague as bolsas para as competições. Ainda relatou ter conseguido junto ao governo federal R$ 2 milhões para pagamento de passagens dos atletas para as competições.

Por fim, disse que a Fuesporte está organizando um decreto de incentivo ao esporte, que será publicado pelo governo do Estado.

Requerimento
Ainda nesta terça-feira, foi aprovado requerimento de autoria do deputado Fernando Krelling para convidar Fernando Hackradt, presidente do Conselho Estadual de Esporte de Santa Catarina, para participar de reunião dao colegiado. Sua participação deve tratar sobre a gestão do Conselho e da parceria para entrega da Comenda do Mérito Esportivo e Medalha Marcio Kruger.

Com a colaboração de Cintia de Oliveira

Fonte: Agência ALESC

Continua depois do anúncio: FP

Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Leia Mais

Mais Lidas

-PUBLICIDADE-