Missão solidária da Udesc a municípios do RS entrega cerca de 3 mil donativos

Foto: Eduardo Jara / Udesc

Voluntários da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) concluíram no último sábado, 29, a terceira missão solidária ao Rio Grande do Sul feita a partir do Campus I, em Florianópolis, para entregar doações e promover ações de extensão junto a famílias de Porto Alegre, Canoas e Eldorado do Sul atingidas pela enchente.

Continua após o anúncio

Foram entregues, nos dois dias de viagem, cerca de 3 mil itens arrecadados nas últimas semanas graças à crescente mobilização da comunidade acadêmica e externa. Dentre os donativos diversos, móveis, como camas, mesa e cadeiras; eletrodomésticos, incluindo uma máquina de lavar, chuveiros e ferros de passar; colchões, pratos, talheres, xícaras, produtos de limpeza, materiais escolares, livros, brinquedos, incluindo duas bicicletas e um patinete semi-profissional, roupas de cama e vestuário, incluindo quase duzentos ponchos ou mantas, e bastante água potável.

Comitiva

Continua após o anuncio

Desta vez, a comitiva da Udesc reuniu 15 pessoas e quatro veículos, dentre oficiais e particulares. Participaram nove servidores, sendo três docentes (Eduardo Jara, Cléia Demétrio e Ivoneti Ramos), duas técnicas (Carla Roczanski e Tânia Foletto) e quatro técnicos (Donizete Bittencourt, Leo Darcy Silvano, Jorge de Araújo e Marcelo Piske).

Reforçaram o esforço sete estudantes: Emanuel Furtado da Rosa, Kiara Radich, Tátila Ludimila Ferreira da Silva, Luany Heinz Canazaro Dalla Vecchia e Sandra dos Anjos, da Udesc, e as estagiárias Lia Heck Marciano e Livia de Souza Goulart.

Continua após o anúncio

Campanhas

As doações foram arrecadadas por meio de diferentes campanhas, dentre elas a Cartinhas do Bem, que contempla pedidos feitos por crianças nas missões anteriores; e a que busca apadrinhar famílias abrigadas pela organização Mulheres Voluntárias de Canoas

“Foi um dia intenso, cheio de emoções e especial demais. Além de muitas doações, a comitiva distribuiu abraços, sorrisos e uma dose incalculável de solidariedade”, destaca o professor Jara, que realizou sua terceira missão solidária ao RS desde maio.

“Como educador, tenho absoluta certeza que os acadêmicos envolvidos tiveram uma aula prática de liderança virtuosa, onde planejamento e execução de uma ação solidária fomentou memórias eternas. Às centenas de pessoas e grupos que se envolveram, muito obrigado. Chegamos na ponta e vimos que há ainda muito por fazer. Chegamos onde conseguimos e voltamos com um sentimento verdadeiro de que fazer o bem faz bem”, afirma o docente.

Locais visitados

Entre os locais visitados, estiveram os abrigos da Paróquia São Martinho e do Projeto Mulheres Voluntárias de Canoas; os bairros Sarandi, Humaitá e Vila Farrapos, em Porto Alegre, e Rio Branco e Fátima, em Canoas; e o município de Eldorado do Sul.

A professora Ivoneti Ramos também destacou, além da solidariedade, o aprenzidado da experiência. “No abrigo da Paróquia São Martinho, tivemos uma aula sobre gestão comunitária da crise quando uma das gestoras nos contou todas as dificuldades de organizar o convívio dos abrigados. As tentativas e erros para acertar um método de regramento foi uma aula sem filtros, sem romantismos. É luta diária de pessoas com costumes diferentes e traumas das mais variadas origens. Ali se faz um tipo de ‘politica pública civil’ que deve ser estudada e ainda mais apoiada.”

Além de entregar donativos, dentre eles os presentes das 40 cartinhas escritas por crianças na missão anterior, a comitiva da Udesc interagiu com as famílias abrigadas e os voluntários das organizações. Acompanhados de Deisi Brocca, fundadora do Mulheres Voluntárias de Canoas, a equipe também visitou duas casas que o projeto está reconstruindo.

Parceria com a Ufrgs

O abrigo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) foi visitado na sexta-feira, 28, dia em que encerrou suas atividades. Parceira em duas missões da Udesc, a instituição gaúcha ajudou a localizar pessoas que haviam retornado às suas residências, para viabilizar a entrega das doações.

“Muito obrigado à Udesc por realizar esse trabalho fantástico em um momento tão necessário para todos nós. Na calamidade pública que vivemos, a extensão está presente mais do que nunca. Vemos pessoas se unindo, como a Udesc fez por meio de atividades que impactaram centenas de pessoas em Porto Alegre e em cidades da região metropolitana. Não foram apenas doações, mas vidas tocadas, trajetórias transformadas e, principalmente, a esperança renovada para muitas famílias”, afirma o pró-reitor de Extensão da Ufrgs, Eduardo Cardoso.

Mobilização

As missões solidárias da Udesc ao RS a partir de Florianópolis são resultado de uma ampla mobilização, articulada inicialmente a partir de ações extensionistas e das direções de Extensão da Udesc Esag, em Florianópolis, e da Udesc Cead, que tem sede na Capital e presença em polos de apoio presencial em diversos municípios catarinenses.

Também se engajaram, no Campus I, a Udesc Cefid, a Udesc Ceart e a Udesc Faed, unidades em outros cinco municípios: Udesc Laguna, Udesc Alto Vale, em Ibirama, Udesc Balneário Camboriú, Udesc Planalto Norte, em São Bento do Sul, e Udesc Meio-Oeste, em Caçador; e o Grupo Coordenado em Gestão de Riscos e Desastres (Ceped), vinculado à Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade (Proex).

O esforço integra uma série de ações espontâneas surgidas na Udesc, em todos os campi e junto à comunidade externa, para contribuir com o enfrentamento da crise no Estado vizinho.

Ponchos

Dentre os vestuários, foram entregues 190 ponchos “no fim de semana mais frio do ano registrado no RS”, como destaca o professor Jara. O programa de extensão Ecomoda, coordenado pela professora e diretora de Extensão da Udesc Ceart, Neide Kohler Schulte, produziu e doou 40 ponchos; e um grupo de estilistas de Porto Alegre, capitaneados pela voluntária Monica Silva e Silva, doou outros 150.

Segundo os voluntários, as ações em apoio às organizações parceiras do RS seguirão ocorrendo na Udesc. “Uma nova operação está sendo planejada de acordo com as demandas que surgiram nesta missão. Como a observação de campo mostrou que a população gaúcha ainda carece de muito apoio, seguiremos agindo no apoio ao nosso Estado irmão”, afirma Jara.

Onde doar

A universidade estadual segue arrecadando itens diversos. Os pontos de coleta em Florianópolis ficam nas recepções da sede da Udesc Cead e da Udesc Esag, no Bairro Itacorubi, e na Udesc Cefid, no Bairro Coqueiros; na Udesc Alto Vale, em Ibirama, na Udesc Laguna, na Udesc Balneário Camboriú, na Udesc Meio-Oeste, em Caçador, e na Udesc Planalto Norte, em São Bento do Sul; além dos polos de apoio presencial do EAD em mais de 20 municípios catarinenses.

Assessoria de Comunicação da Udesc Cead
Jornalista Gustavo Cabral Vaz
E-mail: [email protected]
Telefones: (48) 3664-8454

Fonte: Governo SC

Continua depois do anúncio: FP

Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Leia Mais

Mais Lidas

-PUBLICIDADE-