Secretaria de Saúde de Itajaí reforça cuidados com a escabiose

O Município de Itajaí, por meio da Secretaria de Saúde, reforça que a cidade está trabalhando ativamente no reforço aos cuidados para a prevenção da escabiose, também chamada de sarna humana. Nesta sexta-feira (28), ocorreu uma reunião para tratar do tema. Estavam presentes os representantes da Vigilância Epidemiológica, Atenção Especializada, Vigilância Sanitária, Atenção Primária, Saúde Escolar e Diretoria de Atenção à Saúde.

O encontro tratou sobre a intensificação de ações para evitar surtos da doença no município. A escabiose é contagiosa e pode se espalhar rapidamente, principalmente em creches e escolas.

Continua após o anúncio

O que é a escabiose

A escabiose, popularmente conhecida como sarna humana, é uma parasitose de pele causada por um ácaro. A transmissão acontece entre humanos por meio do contato direto e prolongado com pessoas, roupas ou objetos infectados com o parasita. Geralmente, surtos ocorrem em comunidades fechadas ou em grupos familiares.

Continua após o anuncio

O principal sintoma da doença é a coceira, sentida principalmente à noite. Lesões também aparecem pelo corpo em regiões de dobras, como entre dedos das mãos, axilas, punho, auréola e genitais. Por conta da coceira intensa, o indivíduo também pode notar escoriações na pele.

O período de incubação da escabiose é de 1 dia a 6 semanas, sendo que a parasitose pode ser transmitida durante todo o período da doença. Para o tratamento, é indicada a orientação médica: são usados medicamentos tópicos na pele, pelos e cabelo, ou medicamentos orais, a depender do caso e da saúde do paciente.

Continua após o anúncio

A prevenção pode ser reforçada pela população com alguns cuidados, como evitar o contato com pessoas e roupas contaminadas, manter o ambiente bem arejado e limpo, realizar a troca frequente de roupas de vestuário e peças de cama e banho, além de realizar a limpeza dos objetos com álcool 70%.

A pessoa que teve contato direto com outra já diagnosticada com a doença, se apresentar sintomas, também deve ser examinada e, em caso de infecção, ser encaminhada para tratamento e ficar em casa, em isolamento, enquanto durar a infestação.

Fonte: Prefeitura de Itajaí – SC

Continua depois do anúncio: FP

Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Leia Mais

Previsão do Tempo

Balneário Camboriú
nevoeiro
15.3 ° C
20.5 °
15 °
100 %
2.6kmh
100 %
qua
16 °
qui
22 °
sex
21 °
sáb
22 °
dom
21 °

Mais Lidas

-PUBLICIDADE-