Professor de Chapecó ocupa a tribuna e recebe homenagem de deputado

Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

O professor Carlos Rutz é responsável pelo Projeto Oficina de Robótica, desenvolvido em escolas de Chapecó
FOTO: Solon Soares/Agência AL

Continua após o anúncio

O professor Carlos Rutz ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa, na manhã desta quinta-feira (27), para expor o Projeto Oficina de Robótica, criado e desenvolvido por ele em escolas de Chapecó. Rutz também foi homenageado pelo deputado Cleiton Fossá (MDB).

Criado em 2014, a Oficina de Robótica é uma atividade extraclasse voltada aos alunos do primeiro ano do ensino médio e desenvolvida em escolas públicas de Chapecó. Por ela, os estudantes constroem e programam robôs, além de participarem de feiras e eventos de tecnologia e competições de robótica.

Continua após o anuncio

Por ser responsável pela oficina, Rutz, que é professor de matemática na EEB Bom Pastor, já recebeu o Prêmio Educador Elpídio Barbosa, concedido pelo Conselho Estadual de Educação (CEE-SC) e o título de Professor Inovador da Fapesc, entre outras honrarias.

Nesses dez anos, os estudantes da oficina participaram de eventos nacionais e internacionais de robótica e já foram premiados em algumas ocasiões. Em 2023, eles representaram Santa Catarina e o Brasil na Copa do Mundo de Robótica Escolar, realizada na Alemanha.

Continua após o anúncio

“Sou cria da escola pública e da universidade pública e estou onde sempre quis estar, que é na sala de aula, sendo professor”, disse Rutz.

A oficina é mantida com o apoio de familiares dos estudantes, empresas e organizações, além de campanhas de arrecadação realizadas para arcar com as despesas de viagem para a participação nos eventos.

Rutz lamentou o encerramento de editais que eram mantidos pelo Estado, por meio da Fapesc, para incentivo à educação básica, além de criticar a falta de tempo para que o professor planeje as atividades de laboratório. “Sem esse tempo, esses projetos, infelizmente, acabam inviabilizados”, disse.

O deputado Cleiton Fossá destacou a importância de iniciativas como a desenvolvida pelo professor Rutz. “A educação é fundamental para preparar nossos jovens. Vivemos a era da tecnologia e da inovação e é crucial que nossas escolas estejam preparadas para isso”, disse.

O parlamentar também lamentou que os professores sejam vítimas de patrulhamento. “Muitas lideranças que se acham patronos da moralidade usam as redes sociais para faltar com respeito aos professores.”

Marcelo Espinoza
Agência AL

Fonte: Agência ALESC

Continua depois do anúncio: FP

Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Leia Mais

Mais Lidas

-PUBLICIDADE-