Exposição apresentará maquetes do Hotel Marambaia e da Igreja Santa Inês

Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

Mostra começa dia 4 de julho, no Arquivo Histórico, com patrocínio da Lei Paulo Gustavo

Continua após o anúncio

A exposição Maquetes do Patrimônio será aberta dia 4 de julho, às 17h, no Arquivo Histórico de Balneário Camboriú. Estarão expostas maquetes de dois prédios icônicos que fazem parte da paisagem urbana local: o Hotel Marambaia e a Igreja Santa Inês.

As estruturas foram produzidas pelo projeto Maquetes do Patrimônio, contemplado com recursos federais da Lei Paulo Gustavo, por meio de edital da Fundação Cultural de Balneário Camboriú. A realização do projeto é do Observatório de Interações no Ambiente (OiA) e Instituto Hügato – Estudos e Documentação Socioambiental.

Continua após o anuncio

O Hotel Marambaia e a Igreja Santa Inês são prédios integrantes do patrimônio cultural de Balneário Camboriú. São consideradas edificações que representam ainda hoje o espírito de modernidade assumido pela cidade desde seus momentos iniciais, quando se preparava para ser um polo de lazer e turismo. A intenção da exposição, que ficará gratuita e permanentemente no Arquivo Histórico, é aproximar a população geral dos aspectos técnicos e históricos das duas arquiteturas.

Conforme o arquiteto e urbanista Gabriel Gallarza, o projeto apresenta o uso da maquete física como ferramenta de reconhecimento e valorização do patrimônio cultural da cidade. “A exposição pretende aproximar o público em geral, especialistas e leigos, com alguns elementos icônicos do patrimônio edificado da cidade e, com isso, despertar a atenção para a importância da preservação dos bens, criando, de forma lúdica, uma ligação afetiva com eles. A valorização das nossas edificações e dos nossos conjuntos arquitetônicos mais representativos em termos histórico-culturais é uma das nossas aspirações”, explica Gallarza, coordenador do projeto.

Continua após o anúncio

Além da exposição permanente, o projeto inclui uma oficina de maquetes também gratuita e aberta ao público. A oficina será no Arquivo Histórico, dia 5 de julho, às 9h. Para quem quiser se aprofundar ainda mais no tema, Gallarza conduzirá uma visita guiada a cada uma das edificações dia 6 de julho (às 10h no Hotel Marambaia e às 14h na Igreja Santa Inês). Abaixo, informações sobre como participar da oficina e da visita guiada.

AGENDE-SE

EXPOSIÇÃO

Arquivo Histórico de Balneário Camboriú (Terceira Avenida, nº 1325, esquina com a Rua 2500, Centro)
Abertura: 4 de julho de 2024, quinta-feira, às 17h
Visitação permanente das 9h às 19h, de segunda a sexta-feira

OFICINA DE MAQUETES DE PAPEL

Arquivo Histórico de Balneário Camboriú (Terceira Avenida, nº 1325, esquina com a Rua 2500, Centro)
5 de julho de 2024, sexta-feira, às 9h
Inscrições gratuitas no link https://forms.gle/rdhv6fj4PastJ3qu7

VISITAS GUIADAS

Hotel Marambaia, 6 de julho de 2024, sábado, às 10h
Igreja Santa Inês, 6 de julho de 2024, sábado, às 14h
Inscrições gratuitas no link https://forms.gle/s4qNKcXwdfax3uGp9

Sobre o OiA e o Hügato

O OiA é uma das iniciativas da organização social Instituto Hügato – Estudos e Documentação Socioambiental, que tem sede em Balneário Camboriú e atuação nacional.

Criado em 2018, o Instituto Hügato desenvolve trabalhos ligados ao meio ambiente, cultura e cidades. A Organização da Sociedade Civil é formada por uma equipe multidisciplinar de educadores, designers, arquitetos e outros profissionais, além de contar com colaboradores e parceiros dos mais diversos campos e de várias regiões do país.

Com especial enfoque nas dinâmicas ambientais, sociais e culturais, o Instituto Hügato busca, por meio de projetos de educação para a cidadania, promover a criação de comunidades e territórios mais diversos, participativos, justos e sustentáveis.

___________________

Fundação Cultural de Balneário Camboriú
(47) 3267-7011

Diretoria de Comunicação
Jornalista: Silvana de Castro, com informações do texto enviado pela assessoria de imprensa do projeto
Foto: OiA/Divulgação
(47) 3267-7022

www.instagram.com/prefeituradebc

Fonte: Prefeitura de Balneário Camboriú

Continua depois do anúncio: FP

Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Leia Mais

Previsão do Tempo

Balneário Camboriú
nevoeiro
15.3 ° C
15.9 °
15 °
97 %
2.1kmh
100 %
qui
22 °
sex
21 °
sáb
22 °
dom
21 °
seg
17 °

Mais Lidas

-PUBLICIDADE-