COWORKINGS: a revolução no ambiente de trabalho moderno

 

Imagine trabalhar em um espaço que inspira criatividade, facilita o networking e ainda possibilita a redução de custos para sua empresa? Essa tem sido a escolha de milhares de empresas e profissionais que atuam em mais de 2,4 mil coworkings espalhados por todo o Brasil.

Segundo o Censo Coworking 2023 da WOBA, entre 2019 e 2023, a quantidade de coworkings aumentou 63% no Brasil, nos últimos anos. Até o fim do ano passado a Woba contabilizava 2.443 espaços distribuídos por todo o país, o que reflete uma adesão crescente ao modelo de escritório compartilhado.

Continua após o anúncio

Em Itajaí, o Gaia Coworking é exemplo dessa tendência: em menos de dois anos já são duas unidades para atender a demanda. A mais nova unidade foi inaugurada no início de 2024. Segundo Bruna Narloch, sócia-fundadora do Gaia, a demanda foi aparecendo e a oportunidade de ampliar também. “Diante do que o mercado vem nos mostrando, temos a intensão de ser o maior e melhor Coworking da região, com uma estrutura diferenciada e moderna para atender todos os públicos. Hoje temos cerca de 200 clientes ativos por mês”, fala Bruna.

VANTAGENS
Para Nayara Capile Siglinski, sócia-fundadora do Gaia, os coworkings estão revolucionando a forma como as pessoas trabalham, oferecendo espaços de trabalho flexíveis, colaborativos e inspiradores para profissionais de diversas áreas. “Esses espaços permitem que os profissionais trabalhem de forma mais eficiente e produtiva, além de proporcionar oportunidades únicas de networking, colaboração e economia dos custos”, explica Nayara.

Continua após o anuncio

Entre as principais vantagens estão:

Flexibilidade e economia: os profissionais podem escolher entre diferentes tipos de espaços e planos de uso, de acordo com suas necessidades e orçamento. Além disso, os coworkings geralmente oferecem infraestrutura completa, incluindo internet de alta velocidade, salas de reunião equipadas e áreas de convivência, o que representa uma economia significativa em comparação com a manutenção de um escritório tradicional.

Continua após o anúncio

Networking e colaboração: ao compartilhar o espaço com profissionais de diferentes áreas e empresas, os coworkings criam um ambiente propício para a troca de experiências, conhecimentos e contatos. Isso pode resultar em parcerias comerciais, novas oportunidades de negócios e até mesmo novas amizades.

Estímulo à criatividade e produtividade: a diversidade de ambientes de trabalho, a possibilidade de interação com pessoas de diferentes áreas e a atmosfera colaborativa contribuem para um ambiente inspirador e motivador, que favorece a geração de ideias e a realização de projetos inovadores.

Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News
Foto : Divulgação

NOVOS ARES
Além das vantagens para as empresas em geral, o Coworking é uma excelente oportunidade para profissionais que atuam em home office e sentem falta da rotina do escritório. Muitas vezes o ambiente doméstico acaba “atrapalhando” a produtividade. Segundo a Psicóloga Clínica e Organizacional, Loiane Martins, estar em home office pode ser bastante desafiador para a maioria das pessoas, já que o ser humano é um ser essencialmente social. “Em home office os relacionamentos se distanciam mais e problemas que antes era só virar a cadeira para falar com quem resolve, agora é preciso agendar uma reunião ou esperar uma resposta de e-mail, toda troca que poderia existir até mesmo nas conversas do cafezinho, ideias, soluções não existem mais, quantos negócios, projetos não são idealizados no corredor, elevador…”, enfatiza a psicóloga.

Diante desse cenário, esse isolamento do home office pode acarretar em baixa motivação e produtividade. “Nosso ambiente também é fator determinante para alta performance profissional até o simples fato de se arrumar e sair para trabalhar é um ato simbólico e gera comportamento diferente em nós, saímos para buscar a provisão, e a casa simbolicamente é o lugar do descanso e não da luta”, explica Loiane.

Nesse sentido a busca por coworkings é uma ótima alternativa para sair do isolamento. “Quando falamos em produtividade e saúde emocional no trabalho estamos falando na qualidade destas relações, o quanto eu consigo me relacionar bem com estes pares, quanto consigo impactar a sociedade com meu negócio”, finaliza a psicóloga.

Gostou da notícia?

Aproveite para participar do nosso grupo no whatsapp e receba notícias exclusivas diariamente. ENTRE NO GRUPO AQUI é grátis, e você recebe em primeira mão as nossas notícias!

Siga o SC Hoje News no Google News para ficar bem informado.
Siga nosso perfil no Instagram: @schojenews
Siga nossa página no Facebook: @schojenews
Inscreva-se no nosso Canal no YouTube: @schojenews

Continua depois do anúncio: FP

Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Leia Mais

Previsão do Tempo

Balneário Camboriú
nevoeiro
15.3 ° C
15.9 °
15 °
97 %
2.1kmh
100 %
qui
22 °
sex
21 °
sáb
22 °
dom
21 °
seg
17 °

Mais Lidas

-PUBLICIDADE-