Deputado Naatz propõe criação do Programa de Assistência Juridíca prestada por Jovens Advogados

O deputado Ivan Naatz (PL) protocolou projeto de lei na Assembleia Legislativa propondo a criação do Programa de Assistência jurídica prestadas por Jovens Advogados às pessoas em situação de vulnerabilidade econômica e também pessoas jurídicas enquadradas como microempreendedores individuais no âmbito do estado catarinense. O objetivo principal é o de ampliar o acesso à justiça ,direito fundamental de todos os cidadãos, suprindo eventuais lacunas da Defensoria Pública, e ao mesmo tempo, oferecendo oportunidade de trabalho remunerado para jovens advogados em início de carreira como forma de estimular o desenvolvimento profissional, engajamento social e sustentabilidade da profissão.

Pela proposta , poderão participar do programa os advogados que tenham até cinco anos de inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SC) que receberão treinamento específico sobre os direitos das pessoas em situação de vulnerabilidade econômica e sobre áreas do direito mais demandadas por esse público. A assistência jurídica prestada pelos jovens advogados incluirá orientação, mediação, conciliação e, quando necessário, representação judicial deste público –alvo, com valores de custeio repassados pelo governo estadual.

Continua após o anúncio

Ainda sobre a dinâmica do projeto, o deputado Naatz explica na matéria que seria instituída uma tabela própria de honorários advocatícios para os advogados participantes do programa, a ser estabelecida pelo Poder Executivo em conjunto com as entidades representativas da advocacia, levando em consideração a tabela básica de honorários da OAB-SC, a complexidade das causas, o tempo despendido, bem como as peculiaridades regionais, visando garantir a valorização profissional e a sustentabilidade financeira dos jovens advogados.

“ Incentivar a prática da advocacia pública e social desde o início da carreira pode inspirar jovens advogados a se engajarem em atividades que visam o bem comum e a promoção da justiça social ao longo de suas carreiras”, justifica ainda o parlamentar.

Continua após o anuncio

Gostou da notícia?

Aproveite para participar do nosso grupo no whatsapp e receba notícias exclusivas diariamente. ENTRE NO GRUPO AQUI é grátis, e você recebe em primeira mão as nossas notícias!

Continua após o anúncio

Siga o SC Hoje News no Google News para ficar bem informado.
Siga nosso perfil no Instagram: @schojenews
Siga nossa página no Facebook: @schojenews
Inscreva-se no nosso Canal no YouTube: @schojenews

Continua depois do anúncio: FP

Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Leia Mais

Mais Lidas

-PUBLICIDADE-