Essa é a Melhor Forma de Limpar Sofá e Evitar o Desgaste

Limpar sofá da forma correta é muito importante. Afinal de contas, ele é um dos móveis mais usados e queridos da casa, mas também um dos que mais sofrem com a sujeira, o pó, os pelos dos animais e as manchas.

Sendo assim, para manter o sofá limpo, bonito e confortável, é preciso ter alguns cuidados na hora da limpeza. Pensando nisso, vamos te mostrar a melhor forma de limpar seu sofá e evitar o desgaste, de acordo com o tipo de material e o grau de sujidade. Leia até o final e confira!

Continua após o anúncio

Como limpar sofá de tecido

O sofá de tecido é o mais comum e o mais fácil de limpar, mas também o que mais acumula poeira e ácaros. Por isso, é essencial que você aspire o sofá pelo menos uma vez por semana, usando um bocal adequado para tecidos, ou passe uma escova macia. Isso vai remover a sujeira superficial e evitar que ela se impregne nas fibras.

Além disso, para limpar o sofá de tecido, você pode usar uma mistura caseira de água morna, vinagre branco e detergente neutro. Basta misturar uma colher de sopa de cada ingrediente em um litro de água e aplicar sobre o sofá com um pano macio ou uma esponja, fazendo movimentos circulares. Depois, passe um pano seco para retirar o excesso de umidade e deixe o sofá secar naturalmente, longe do sol.

Continua após o anuncio

Como limpar sofá de couro

O sofá de couro, por sua vez, é um dos mais sofisticados e duráveis, mas também requer cuidados especiais para não ressecar, rachar ou desbotar. Assim, o primeiro passo é aspirar ou escovar o sofá para remover a poeira e as migalhas.

Depois, você pode usar um pano umedecido com água e sabão neutro, sem esfregar muito. Em seguida, passe um pano seco para retirar a umidade e aplique um hidratante específico para couro ou até mesmo um pouco de creme de cabelo e espalhe até não restar nada de produto.

Continua após o anúncio

Ademais, evite produtos abrasivos, como álcool, acetona, cloro ou amônia, que podem danificar o material. Você também deve evitar expor o sofá ao sol, ao calor excessivo ou à umidade, que podem causar manchas, mofo ou descoloração.

E se o sofá for de suede?

Um dos mais aconchegantes e macios, o sofá de suede também é um dos mais delicados e difíceis de limpar. Isso porque o suede é um tipo de tecido sintético que imita a camurça, e que pode manchar facilmente com líquidos ou gorduras. Por isso, é importante que você o proteja com uma capa ou um protetor, e que limpe qualquer derramamento imediatamente, usando um papel toalha ou um pano seco para absorver o líquido.

Para limpar o sofá de suede, você pode usar uma escova macia para remover a poeira e os pelos, e depois passar um pano umedecido com água e vinagre branco, fazendo movimentos na mesma direção do tecido. Então, passe um pano seco para retirar a umidade e deixe o sofá secar ao natural.

Gostou de saber a forma correta de limpar sofá sem desgastar? Agora coloque as dicas em prática e mantenha seu querido sofá como novo por muito mais tempo!

Gostou da notícia?

Aproveite para participar do nosso grupo no whatsapp e receba notícias exclusivas diariamente. ENTRE NO GRUPO AQUI é grátis, e você recebe em primeira mão as nossas notícias!

Siga o SC Hoje News no Google News para ficar bem informado.
Siga nosso perfil no Instagram: @schojenews
Siga nossa página no Facebook: @schojenews
Inscreva-se no nosso Canal no YouTube: @schojenews

Continua depois do anúncio: FP

Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Leia Mais

Mais Lidas

-PUBLICIDADE-