Saúde e Napa fazem segunda etapa de vacinação com busca ativa

Nesta quarta-feira a Secretaria de Saúde e o Núcleo de Atenção aos Pequenos Animais realizou a segunda etapa da busca ativa para vacinação de cães e gatos contra a raiva. Durante a manhã foram vacinados 28 animais, segundo o gerente de Vigilância em Saúde, Rodrigo Momoli, e a coordenadora do NAPA, Liandra Dall Orsoletta. Na semana passada, foram 15. E na primeira ação, no início do mês, na AABB, foram cerca de 700 animais.

Na sexta-feira será a terceira e última ação da busca ativa, de casa em casa, das 8h às 11h. A área a ser abrangida é a seguinte:

Continua após o anúncio

– Rua Benjamin Constant entre a Condá e rua Rui Barbosa

– Rua Marechal Deodoro da Fonseca, entre a Rua Condá e Rui Barbosa

Continua após o anuncio 4 p

– Rua Marechal Bormann entre a Rua Condá e a Rua Rui Barbosa

– Rua Barão do Rio Branco entre a rua Condá e Rui Barbosa

– Rua Minas Gerais, entre a Rua Condá e Benjamin Constant

– Rua Pio XII, entre a Marechal Deodoro da Fonseca e a Rua Rui Barbosa

– Travessa Thomas Edson entre as ruas Condá e Curitiba

– Rua Curitiba, entre a Rua Barão do Rio Branco e a Travessa Thomas Edson

De acordo com o secretário de Saúde de Chapecó, Jades Danielli, a ação tem como objetivo fazer um bloqueio de transmissão do vírus, num raio de 300 metros do local onde foi encontrado o morcego contaminado, da espécie frugívera, no final de novembro, na região próxima aos fundos da AABB. Foi coletado material e encaminhado para o Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina. Assim que houve a confirmação as Agentes Comunitárias de Saúde passaram nas residências da área abrangida, contabilizando cães e gatos. Onde não foi encontrado morador, foi deixada uma correspondência ressaltando a importância da vacinação. A vacinação é gratuita mas alguns proprietários já fizeram a vacinação por conta.

O gerente da Vigilância em Saúde de Chapecó, Rodrigo Momoli, disse que este foi o segundo caso no ano de raiva em morcego na cidade, entre 15 morcegos em que foi realizada coleta de material.

Momoli orienta para que as pessoas não toquem nos morcegos. Ele sugere espantá-los com bico de luz e extensão no caso de presença no forro da casa, e colocar redes nas portas e janelas. Lembrou que os morcegos frugíveros tem grande importância no ecossistema, por espalhar sementes.

Fonte: Prefeitura de Chapecó – SC

Continua depois do anúncio:

PATROCINADO
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Leia Mais

Previsão do Tempo

Balneário Camboriú
nuvens dispersas
23.9 ° C
23.9 °
23 °
76 %
4.1kmh
40 %
dom
24 °
seg
22 °
ter
22 °
qua
25 °
qui
26 °

Mais Lidas

-PUBLICIDADE-